O mês de outubro é marcado mundialmente pela campanha Outubro Rosa, que tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, o câncer do colo do útero. A campanha proporciona maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribui para a redução da mortalidade.
Mas o que é o câncer de mama?
O câncer de mama é uma doença que causa a multiplicação desordenada de células anormais da mama. E essa multiplicação forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama, alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente.
O câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil. Estima-se que 73.610 novos casos de câncer de mama sejam registrados até o fim de 2025, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Embora rara, a doença também pode acometer homens, representando 1% dos casos.
A maioria dos casos, quando detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumenta as chances de tratamento e cura. Por isso, é importante que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração suspeita na mama. Estar alerta as alterações e buscar os serviços de saúde para uma investigação diagnóstica é essencial.
O setor farmacêutico desenvolve um papel indispensável nesse movimento. Os profissionais da área podem contribuir diretamente para a prevenção e o diagnóstico da doença, seja por meio de acesso a exames laboratoriais, testes genéticos, e até mesmo com orientação sobre medicamentos hormonais, suplementos ou cuidados paliativos.
A presença das farmácias e drogarias como estabelecimentos de saúde próximo da população amplia o alcance das informações sobre sintomas, fatores de risco e a importância dos exames, fortalecendo a atenção básica e o cuidado contínuo. E o que a sua drogaria pode fazer para fortalecer a campanha?
– Campanhas educativas com orientação sobre os sinais e sintomas iniciais em pontos de vendas;
– Divulgar materiais educativos sobre o câncer de mama;
– Capacitação de farmacêuticos e profissionais para orientar pacientes corretamente;
– Parcerias com ONGs e hospitais para oferecer exames gratuitos e com custo reduzido;
– Distribuição e acesso a exames laboratoriais e de imagem, como mamografia;
– Venda e orientação sobre medicamentos hormonais e preventivos;
– Disponibilização de testes genéticos que ajudam a identificar mutações associadas ao câncer de mama, como BRCA1 e BRCA2;
– Encaminhar pacientes para serviços de saúde, quando necessário.
Essas ações ajudam a reduzir o preconceito, o medo e a desinformação que ainda cercam o câncer de mama. As farmácias e drogarias desempenham um papel fundamental ao serem pontos de escuta ativa, orientação e encaminhamento. O Outubro Rosa é muito mais do que uma campanha simbólica.
Ao investir em educação, inovação, acessibilidade e cuidado, a drogaria contribui diretamente para a redução da mortalidade por câncer de mama, fortalece sua responsabilidade social e reforça seu papel como protagonista no sistema de saúde.
Participar ativamente do Outubro Rosa é, acima de tudo, uma demonstração de compromisso com a vida!