Durante muito tempo as farmácias e drogarias eram apenas estabelecimentos de dispensação de medicamentos. Hoje em dia, elas estão se tornando grandes redes, com lojas de conveniências, oferecendo desde medicamentos até uma ampla gama de produtos, auxiliando o público no cuidado com a saúde e bem-estar.
Esta evolução foi muito importante para o varejo farmacêutico, e mesmo com a concorrência acirrada, ainda existem lojas pequenas em que os empreendedores desejam deixar seu negócio familiar. E nessas horas, os empresários precisam ser criativos para atrair clientes e aumentar as vendas.
Para a drogaria alcançar o engajamento dos clientes não é fácil. A confiança entre cliente e empresa só existe quando se tem as ferramentas necessárias para entregar produtos e serviços de qualidade. Quem buscar atrair mais engajamento para o seu negócio não pode ter medo de inovar e investir em melhorias.
Um consumidor engajado fortalece a reputação da drogaria e melhora a sua imagem no mercado. Mais do que vender, a drogaria precisa manter os clientes interessados em suas soluções. E assim, fazer com que eles se identifiquem cada vez mais os valores cultivados pela sua marca.
A seguir, listamos algumas dicas de ações engajadoras para incentivar seus clientes a interagirem com a marca.
Ouça seus clientes
Seus clientes são parte da sua empresa, desde que você abra espaço para eles. Por isso, nada melhor que pedir feedbacks periódicos sobre a jornada de compra do cliente. Esta é uma forma de saber se a sua drogaria está no caminho certo na estratégia de engajamento.
É importante você saber que seu cliente contribui no mais profundo sentido do termo com a melhoria dos seus produtos e serviços. Essa interação deve acontecer de forma ativa, ofereça canais pelos quais eles possam enviar dicas, sugestões e pedidos. Aceite o que eles falam e dê o devido retorno a sugestões e reclamações.
Ofereça conteúdos relevantes
Produzir conteúdos relevantes e que sejam chamativos é fundamental para engajar seu cliente. Evite conteúdos estritamente informativos ou promocionais. Uma boa dica é aproveitar assuntos do momento, que estão fazendo sucesso, pois eles ajudam a atingir mais pessoas.
Compreender que tipo de conteúdo seus clientes gostam e valorizam, aproxima os consumidores do seu negócio. Desta forma, os clientes se tornam compradores recorrentes e promotores da sua drogaria. Além disso, sua drogaria se torna autoridade dentro do mercado farmacêutico.
Invista em serviços clínicos
É interessante diversificar os serviços oferecidos em sua drogaria. Essa é uma ótima maneira de aumentar o faturamento e fidelizar os seus clientes. São muitos os serviços que podem ser prestados pelo farmacêutico para que as necessidades de saúde do paciente e da população sejam atendidas.
Além de serviços relacionados aos medicamentos como a aplicação de injetáveis, existem outras técnicas essenciais para o uso racional de medicamentos como a conciliação de medicamentos, monitorização terapêutica, revisão da farmacoterapia, entre outros. A realização de testes clínicos e exames laboratoriais aumenta a confiabilidade na drogaria.
Ações de Fidelização
Experiencias únicas ajudam a fortalecer o engajamento, surpreenda seus clientes! Ofereça cartões de fidelização, descontos especiais para o mês do aniversariante, programa de pontos a cada compra, cashbacks e envio de brindes. O fator exclusividade sempre tende a aumentar o impacto.
Fidelizar o cliente leva tempo, principalmente em um contexto com tanta concorrência. Por isso, a fidelização ao cliente precisa ser um trabalho humanizado, personalizado e individual. Todo esse processo faz a diferença para alcançar melhores resultados, aumentando a sua visibilidade e participação no mercado.
Muitas farmácias e drogarias focam todos os seus esforços na venda, não sem razão. Porém, há mais maneiras de se manter relevante e em um relacionamento com seus clientes. Ao conseguir o engajamento dos clientes, você saberá que ele está satisfeito com o seu negócio.
Conhecer seu cliente a fundo, faz com que sua segmentação seja mais assertiva gerando o engajamento desejado. A reputação da empresa é valorizada, os clientes ficam por vontade própria, repercutem seu negócio, seus anúncios e promoções. Então, que tal começar a colocar essas estratégias em prática hoje mesmo?!
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