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Aprenda a utilizar os pontos quentes dentro da sua farmácia

O varejo farmacêutico vem se desenvolvendo; tempos atrás as farmácias e drogarias não se preocupavam tanto com a jornada de compra dos seus clientes. Porém, hoje em dia, existem os mais diversificados processos de compra e venda para cada tipo de produto ou serviço, criando assim uma aproximação com o consumidor.

Tornou-se indispensável para qualquer negócio, pequenas ações para entender o comportamento e preferências de compras do consumidor. Não basta oferecer descontos, é preciso oferecer uma experiência encantadora.

O comportamento dos consumidores evoluiu muito nos últimos anos, eles estão muito mais informados e exigentes. Assim, acabam buscando por mais interatividade com os produtos, informações mais precisas, rapidez, segurança e o mais importante, um relacionamento mais próximo com suas marcas e empresas favoritas.

Essa realidade reflete diretamente na relação: fidelização e jornada de compra. Afinal, o que é jornada de compra? São os passos que irão auxiliar na tomada de decisão do cliente. Ou seja, nada mais é, do que os caminhos pelo qual o consumidor passa antes de se tornar de fato um cliente.

Tão importante quanto reter, é atrair o cliente. O aspecto visual da sua drogaria faz com que os consumidores se sintam atraídos pelo estabelecimento. Conhecido também como áreas positivas da loja, os pontos quentes são as partes da farmácia que mais chamam a atenção dos clientes.

Os pontos quentes são aqueles considerados como destino pelos consumidores, com maior circulação de pessoas. O balcão de medicamentos, o caixa e a área ao entorno, são os lugares mais quentes. As ilhas e pontas de gôndola destacam a exposição de produtos, por isso também são consideradas espaços quentes dentro da drogaria.

Assim, algumas estratégias podem ser exploradas para que o layout da farmácia seja mais atraente, bonito e moderno. É importante você saber que quando trabalhados de maneira correta, os pontos quentes fazem com que o fluxo de caixa seja facilitado e inteligente, aumentando o faturamento.

Nestes locais devem ser colocados os produtos que devem se destacar, como os que trazem maior lucratividade ou que sirvam para que o consumidor compre por impulso. Coloque produtos da mesma categoria aproveitando a troca: merchandising e a compra por impulso.

Distribua nesse ponto produtos que são preferência para vendas:

– Produtos com validade mais curta;

– Últimas unidades e produtos que vão sair das vendas do PDVs;

– Produtos que são novidades;

– Produtos com valor agregado e maior lucro;

– Produtos de inovação e que estão na mídia.

Evitem nesse ponto: produtos masculinos x infantil, fraldas x absorventes, OTC x produtos de beleza etc.

Existem outras estratégias para explorar os pontos quentes da farmácia. Deixe a entrada da loja livre, sem estar coberta por gôndolas e prateleiras que possam impedir que o cliente tenha uma visão ampla. No gerenciamento por categorias, a entrada da loja seria “área promocional”, para expor “cestões” ou mobiliários promocionais.

É interessante que o caixa seja posicionado no lado oposto da entrada da farmácia. Assim, o cliente precisará percorrer toda a loja para efetuar o pagamento do que deseja comprar. É importante que o balcão de atendimento e o caixa estejam em lados opostos ou com uma boa distância.

Quando o cliente entra na drogaria e encontra o produto/medicamento, e o caixa já está ao lado, são grandes as chances de efetuar o pagamento e sair da farmácia em seguida. Isso diminui consideravelmente a possibilidade das vendas de outras áreas, como a perfumaria.

Os consumidores costumam procurar uma drogaria quando necessitam comprar algum medicamento. Por isso, coloque os medicamentos nas prateleiras ao fundo. Isso também faz com que os compradores percorram pelos demais corredores da farmácia e observem outros produtos.

Determinados produtos podem ser posicionados estrategicamente próximos ao caixa, como os produtos masculinos. Os homens costumam ser mais objetivos ao fazer compras, logo, os produtos voltados a esse público devem estar próximos ao caixa, para chamar a atenção.

Uma outra estratégia interessante pode ser utilizada nos pontos quentes da farmácia. Nas prateleiras que ficam à vista dos clientes, coloque produtos com maior rentabilidade e com menor frequência de compra. Os produtos mais procurados serão buscados onde quer que estejam, ao contrário dos menos vendidos.

Quando se aborda os pontos quentes da farmácia, diversos benefícios são sentidos. Entre eles está o aumento do ticket médio da loja. Outra vantagem é a fidelização de clientes, visto que as pessoas gostarão de frequentar a sua farmácia, com tudo organizado de forma que facilite a experiência de compra.

Além disso, a farmácia terá um layout padrão, o que facilita a reposição das gôndolas, agilizando o trabalho. Saber aproveitar os pontos quentes maximizando seu potencial ganho é a maior e melhor oportunidade do lojista.

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