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Como definir um mix de produtos ideal para sua farmácia e drogaria?

O mix de produtos é o coletivo de todos os itens que sua empresa vende. Ele existe para suprir aos mais diversos perfis de clientes e conquistar uma fatia maior de mercado. Escolher o mix de produtos é uma das decisões mais vitais de um negócio.

Uma farmácia com uma boa lucratividade investe em diferentes estratégias para conquistar clientes e melhorar seu desempenho. Aumentar o leque de mercadorias e oferecer um mix de produtos diferenciados contribuirá com o aumento do faturamento.

Contudo, não basta colocar qualquer produto à venda, é preciso escolher itens que atendam às necessidades dos clientes e da farmácia. Por possuir uma grande variedade de fornecedores, tanto para medicamentos, quanto perfumaria, higiene e beleza, é um desafio acertar o mix de produtos ideal.

É comum pensarmos que quanto maior a variedade de produtos, maiores são as chances de vender. Porém, é necessário agir com cautela, pois existe uma série de variáveis que influenciam o comportamento do consumidor. A seleção dos itens certos equivalem a mais vendas e clientes fiéis.

Para definir o mix de produtos como uma alternativa realmente adequada para seu negócio, é preciso se atentar a alguns fatores, como tipos de produtos ou serviços que são oferecidos, perfil do mercado e público-alvo, porte do negócio, entre outros.

Visando o sucesso da sua farmácia, durante o processo para definição do catálogo de produtos leve em consideração os seguintes pontos:

1 – Conheça seu cliente

A primeira coisa que deve ser feita para definir o mix de produtos ideal é estudar o público-alvo. Levante questionamentos como: Será que o cliente realmente precisará desse produto? O diferencial é suficiente para agradar o mercado? Ele pagará pelo preço planejado?

A partir dos gostos e comportamentos de compra, torna-se mais fácil compreender o que faz sentido ofertar para seus consumidores. Além disso, essa análise ajuda a criar ações de marketing e fidelização mais relevantes.

2 – Conheça seu negócio

Faça uma avaliação do processo interno da sua empresa. Se sua empresa já opera a algum tempo, faça uma análise do seu histórico de vendas. Entenda quais os produtos têm vendas mais expressivas, dentre outras variáveis.

Tudo pode virar informação estratégica para seu mix de produtos, analise se existe algum produto que impulsiona a venda de outros.

3 – Atente-se a sazonalidade

Datas excepcionais, como Dia das Mães, Black Friday, Natal, entre outras, é uma boa forma de ampliar o catálogo de produtos, e quase sempre traz ótimas possibilidades comerciais. A ideia é que sua drogaria consiga alterar seu mix de produtos temporariamente.

Além da inovação, essa prática ajuda a aumentar as vendas e permite captar novos clientes.

4 – Avalie os resultados

Pensando de modo estratégico, é essencial realizar avaliações frequentes e acompanhar periodicamente os resultados que seu mix de produtos está trazendo para a drogaria.

Esse monitoramento dos indicadores auxiliará a compreender o andamento do negócio. Dessa forma, você consegue mensurar se o produto está realmente dando certo, e o que pode ser melhorado.

Sabemos que em um mercado cada vez mais competitivo, as farmácias e drogarias buscam todos os dias expandir suas opções de vendas. O objetivo é obter um diferencial diante da concorrência e conquistar a fidelização de sua clientela.

Então, independentemente do tamanho da sua drogaria e dos setores, estude seu negócio, seu público e o mercado para tomar a decisão mais acertada quanto ao seu mix de produto.

A Rede Mais Brasil pode ajudar você a encontrar o mix de produtos mais assertivo para a sua drogaria ou farmácia. Entre em contato com um de nossos consultores.

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