Mais Brasil

BLOG

Reunimos um conteúdo informativo e relevante para vocÊ

Nosso blog

Como identificar e atrair clientes para a sua farmácia?

A cada dia vem surgindo um número expressivo de drogarias e farmácias no Brasil, e o setor vêm se mostrando muito atrativo para investimentos. O aumento do acesso da população brasileira aos medicamentos, é o que vem causando o crescimento do mercado, e gerando competitividade no setor.

O Brasil é o quarto no mercado mundial de medicamentos, e segundo dados divulgados pela IQVIA, o varejo farmacêutico terminou 2021 com um crescimento de 10,8% se comparado ao ano anterior. E para 2022, os cálculos da IQVIA indicam um crescimento de 12,5%, em valores.

O país é o maior em número de farmácias no mundo, são 3,4 farmácias para cada 10 mil habitantes. Isso mostra que o setor farmacêutico está em pleno crescimento. Diante disso, ao começar um novo negócio, um dos principais pontos que deve ser observado pelos empreendedores do ramo farmacêutico, diz respeito ao público-alvo.

Conhecer o público-alvo da sua drogaria será o principal recurso para investir em ações de marketing. Além disso, entender o público trará benefícios em termos de qualidade e segurança, garantindo a fidelização do cliente.

Para descobrir quem é o público-alvo da farmácia, separamos 4 dicas para que você possa conhecer melhor seus clientes.

Conheça o mercado farmacêutico

Aprofunde-se ao máximo em detalhes do seu negócio, busque informações com quem entende do assunto e inclusive observe a concorrência. As inovações se tornam muito eficazes para se destacar no mercado.

Outro conhecimento fundamental é perceber a evolução da internet. As últimas décadas marcaram mudanças significativas nos hábitos de consumo da população em geral. Então, não deixe de reunir toda informação possível a respeito do seu público.

Faça a segmentação de públicos

O primeiro passo é entender que seu grande público é formado por diversos nichos. Se não direcionada para um público específico, uma ação pode não ter a mesma eficiência quando for aplicada com outras pessoas.

Você pode focar sua atenção principalmente em homens e mulheres engajados em atividades econômicas, que são potenciais compradores. Ajuste o público-alvo da farmácia para estabelecer um modelo de consumidor ideal.

Defina personas para a sua drogaria

Personas são personagens semifictícios que tem necessidades específicas e que podem ser atendidas em sua drogaria. E sua definição é extremamente importante para definir o público-alvo.

Assim, você poderá concentrar seus esforços de marketing ajustando sua apresentação concentrando-se nessa “pessoa”. Com esse mesmo perfil é possível conquistar mais clientes e aumentar suas vendas.

Crie promoções atraentes

As promoções são excelentes estratégias de como atrair clientes para a sua drogaria. Há sempre um número de ações promocionais com um grande potencial que podem ser postas em prática junto ao público.

Para uma promoção eficiente identifique os itens da farmácia mais pesquisados em sua cidade no momento. Explore as datas comemorativas, o simples ato de decorar a loja ou fachadas já pode trazer bons resultados.

Crie mecanismos de cadastro

Para classificar e segmentar o seu público-alvo em diferentes categorias crie um cadastro eficaz de clientes. Recomenda-se que todos os colaboradores da sua farmácia sejam treinados e instruídos para manter as informações atualizadas.

Sendo assim, sempre que uma pessoa comprar na farmácia, é possível realizar promoções direcionadas, que atraiam as pessoas, gerando valor por meio dos serviços personalizados aumentando a fidelização.

Essas dicas ajudarão a conhecer melhor o perfil dos seus clientes, facilitando a criação de estratégias de marketing eficiente para atrair o público-alvo e aumentar o faturamento.

Busque estudar sobre os temas, fale com especialistas no assunto e estude ferramentas que possam aplicar esses conhecimentos. A Rede Mais Brasil disponibiliza uma equipe especializada no assunto, entre em contato com um de nossos consultores.

Categorias

compartilhe nas redes sociais