Mais Brasil

BLOG

Reunimos um conteúdo informativo e relevante para vocÊ

Nosso blog

Empreender: como tirar o sonho da sua drogaria do papel?

Você tem muita vontade de abrir seu próprio negócio, mas não sabe por onde começar? O primeiro passo pode parecer assustador e até mesmo provocar insegurança, mas lembre-se: a maioria dos grandes empreendedores começaram zero.

No Brasil, existem cerca de 52 milhões de empreendedores, uma atividade que não para de crescer. O ramo não é tão fácil e encantador quanto se pensa, mas pode se tornar uma trajetória de muito conhecimento e sucesso.

E para você que pensa em abrir uma farmácia, saiba que o ramo farmacêutico tem sido alvo de muitos investidores. O mercado farmacêutico está em constante expansão, segundo o site Mercado e Consumo, o faturamento do varejo farmacêutico aumentou de R$ 137,3 bilhões em 2020 para R$ 152,1 bilhões em 2021.

Segundo o levantamento do Paper Farma, desenvolvido pela empresa de inteligência de mercado Bnex, o setor de farmácia teve crescimento no faturamento no segundo trimestre de 2022, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

As drogarias correspondem a 80% do escoamento de medicamentos da indústria. Então, como empreender no mercado de farmácias e drogarias?

Antes de tudo, é necessário entender que a farmácia, ou drogaria, é uma unidade de prestação de serviços destinados a dar assistência farmacêutica, à saúde e orientação sanitária individual e coletiva.

O primeiro passo para começar a empreender é ter uma ideia e acreditar nela. Para abrir sua drogaria é necessário que você tenha estratégias bem definidas, com a elaboração de um plano de negócios, onde deve constar os objetivos e o caminho que deverá ser percorrido para alcançá-lo.

1 – Faça pesquisas

Para definir os objetivos é preciso saber o perfil de consumo da região em que pretende atuar. Conhecer o comportamento da cidade ou do bairro, saber o potencial de venda e a intenção de compra do público é essencial.

O mercado farmacêutico é muito competitivo, por isso é necessário avaliar o que seus concorrentes estão fazendo, isso ajuda a ter novos insights. Assim, você conseguirá superar as ações e entregar algo diferenciado aos consumidores.

2 – Conheça o seu público

É interessante saber que os públicos possuem interesses diferentes, assim como cada faixa etária tem necessidades diferentes. E conhecer o público da sua farmácia é importante para entender as demandas e criar estratégias certeiras.

A sua drogaria poderá ter mais de um público sim, mas entenda quem é mais recorrente e suas experiências de compra. Desta forma, você poderá trabalhar com preços especiais, realizando promoções mais estratégicas, chamando atenção do público correto.

3 – Tenha um bom layout

A layoutização é crucial para o sucesso de seu estabelecimento. Quando feito de maneira estratégica, induz o consumidor a percorrer toda a loja, fazendo com que as chances de compras possam ir além do planejado.

Além disso, o layout da farmácia permite a melhor exposição dos produtos, gerenciamento por categorias, chamando muito mais atenção do cliente para ver os produtos que sua drogaria oferece.

4 – Escolha seu mix de produtos

Quando seu público já está definido, é possível criar um mix de produtos mais adequado ao seu cliente. Quanto mais assertiva a variedade de produtos ofertados, melhores são as vendas. A farmácia precisa ter produtos que o consumidor busca.

São grandes as chances de o cliente ir para o concorrente, caso chegue na farmácia e não encontre o que procura. Entenda que a ruptura de estoque é um dos principais fatores de mudança de hábito do consumidor.

5 – Crie a comunicação da marca

Comece pela fachada. Ela é importante, pois precisa ser convidativa, já que a identidade visual será o reconhecimento da marca pelo consumidor. Tanto dentro da loja, quanto na fachada é preciso ficar atento a padronização da comunicação.

A comunicação externa deverá estar alinhada com a estratégia da drogaria. Garanta que tudo converse entre si, o nome, as cores, fachada, adesivos, posts nas redes sociais, panfletos, entre outros, devem respeitar o modelo definido para a loja.

6 – Faça parte de uma rede

Quando falamos de padronização, fazer parte de uma rede é a melhor opção. As associações e franquias já possuem regras de layout bem determinados, o que facilita a identificação da marca pelo consumidor.

Outro ponto interessante é que por estarem estruturadas, as redes possuem melhores condições de compras de produtos. Assim, ao montar sua drogaria, você consegue comprar bem para vender mais. Ter padrões estabelecidos e seguir procedimentos facilita o processo.

Quer fazer parte da Rede Mais Brasil, a rede de farmácias que mais cresce no Brasil? Entre em contato com um de nossos consultores e vamos juntos tirar o sonho da sua drogaria do papel.

Categorias

compartilhe nas redes sociais