Mais Brasil

BLOG

Reunimos um conteúdo informativo e relevante para vocÊ

Nosso blog

Farmácia clínica: um diferencial para a sua drogaria

O setor farmacêutico se encontra em acelerado crescimento. Em 2022, o aumento no varejo farmacêutico foi superior à maioria dos demais setores da economia. Dados de outubro de 2022 demonstraram um crescimento de 16,43% em relação ao ano anterior. E a projeção para 2023 também está otimista e deve permanecer com altos índices.

Em um cenário cada vez mais competitivo entre as drogarias e farmácias, com preços muito parecidos, é preciso levar um diferencial para o consumidor. As empresas que possuem algum diferencial tendem a crescer mais do que as concorrentes e conseguem se manter como pioneiras no mercado.

Mas, você sabia que preço não é mais um grande diferencial? Segundo pesquisas de marketing, o preço ocupa o terceiro lugar, atrás do atendimento e da confiança (credibilidade). Assim, ações comuns, como atendimento personalizado, podem desenvolver um diferencial competitivo para sua drogaria.

Existe uma tendência no setor farmacêutico que está transformando o mercado: a farmácia clínica. Essa é uma área em plena ascensão e pode ser o diferencial que você busca para conquistar seus clientes.

O objetivo da farmácia clínica é dar ciência ao uso racional de medicamentos. As atribuições são desenvolvidas pelo farmacêutico, e sua função é levar segurança ao paciente. Os profissionais prestam o cuidado com o paciente, otimizando sua terapia medicamentosa, buscando promover a saúde, o bem-estar e prevenir doenças.

A atividade clínica do farmacêutico é uma política do Governo Federal, e até mesmo as graduações em Farmácia passaram a direcionar a formação para uma área mais clínica. A ideia é que as farmácias e drogarias deixem de ser vistas apenas como um estabelecimento para dispensação de medicamentos.

Com a farmácia clínica, a ideia é que a população considere as farmácias e drogarias como estabelecimento de saúde, onde é possível buscar atendimento em serviços de saúde e orientações. No Brasil, poucos lugares prestam esse tipo de serviço, porém em outros países esse modelo de atendimento funciona bem.  

Os serviços prestados na farmácia clínica são complementares, podendo ou não estarem associados com a venda dos medicamentos e demais produtos. Para isso, a farmácia deve estruturar um espaço numa sala separada do local onde os produtos são vendidos, com um ambiente de espera para que os pacientes aguardem a consulta.

Existem alguns materiais essenciais para auxiliar o farmacêutico durante o trabalho, como aparelho medidor de pressão arterial, seringas, luvas etc. Esses materiais e instrumentos para a realização de exames e procedimentos, são importantes investimentos.

Diversos serviços podem ser prestados na farmácia clínica, como orientações sobre uso de medicamentos, administração de medicamentos, realização de exames, orientações e dicas de saúde. O farmacêutico pode analisar sintomas e indicar quais especialistas o paciente pode procurar para um atendimento adequado.

Com a criação da farmácia clínica a drogaria passa a estar mais presente na vida dos seus clientes. Essa aproximação gera um diferencial competitivo, onde as pessoas perceberão mais valor e terão a drogaria como referência entre os concorrentes.

O foco da farmácia clínica será sempre a saúde e a qualidade de vida dos pacientes. Assim, além de comprar medicamentos, as pessoas irão procurar o estabelecimento para realizar alguns serviços básicos em saúde e atendimento personalizado.

A implantação da farmácia clínica garante a qualidade na prestação de serviços de saúde. Além de humanizar a relação com o paciente por meio de um atendimento mais dedicado ao próximo.

Quer ficar por dentro desse e de outros conteúdos do setor farmacêutico? Seja um associado Rede Mais Brasil Drogarias.

Categorias

compartilhe nas redes sociais