Uma análise realizada pelo Panorama Farmacêutico reuniu as principais notícias que marcaram o setor farmacêutico em 2025 e ajudou a entender as estratégias adotadas tanto pelas grandes companhias quanto pelas associações. O ano caminha para o fim com um cenário desigual no varejo farmacêutico brasileiro.
Ao longo dos últimos 12 meses, ficou evidente que a distância entre as grandes redes de farmácias e os pontos de venda (PDVs) independentes aumentou. Um dos maiores desafios enfrentados neste ano foi o fechamento de farmácias.
Em fevereiro, um levantamento da Close-Up Internacional apontou que 10,9% das lojas abertas entre outubro de 2022 e outubro de 2024 encerraram suas atividades, isso representa 11.839 pontos fechados. A maior parte desses fechamentos ocorreu entre farmácias independentes e redes de pequeno porte.
Esse dado mostra como os pequenos negócios foram os maiores impactados. Juntas, elas foram responsáveis pelo encerramento de 11.198 unidades, o equivalente a 94% do total. Outro dado da Close-Up Internacional mostrou que pela primeira vez, mais de 10% das farmácias abertas nos últimos três anos encerraram suas atividades.
O relatório anual do IQVIA, divulgado em julho, reforçou a preocupação com os efeitos dessa onda de fechamentos. E um dos principais riscos com esse aumento são os chamados “desertos farmacêuticos”, quando as pessoas precisam se deslocar pelo menos 1,6 quilômetros para encontrar uma farmácia.
Ao mesmo tempo, esse período mostrou que o associativismo vem se firmando como uma alternativa importante para os pequenos empreendedores. O associativismo exerce um papel fundamental no fortalecimento das farmácias independentes, pois ao se unirem em redes associativistas conseguem se posicionar de forma mais competitiva no mercado.
Dessa forma, o associativismo não apenas apoia a sustentabilidade dos pequenos negócios, mas também promove o desenvolvimento do varejo farmacêutico. Isso garante maior acesso da população a serviços de saúde e fortalece a presença dessas farmácias de bairro em suas comunidades.
Neste contexto, a Rede Mais Brasil Drogarias é uma rede associativista que apoia o crescimento das farmácias independentes. Por meio da união entre os associados, a rede oferece suporte estratégico, comercial e de marketing, ajudando cada farmácia a se fortalecer e se posicionar de forma mais competitiva no mercado farmacêutico.
A Rede Mais Brasil atua no apoio ao crescimento sustentável de seus associados, contribuindo para o aumento da competitividade no mercado farmacêutico. Dessa forma, os empreendedores conseguem desenvolver sua marca, ampliar sua presença no setor e enfrentar os desafios do varejo com mais estrutura e oportunidades.
Seja um associado Rede Mais Brasil tenha as melhores estratégias para o crescimento sustentável da sua farmácia!