O mês de novembro chegou e com ele uma das épocas mais esperadas do ano por diversos segmentos comerciais que desejam impulsionar suas vendas. Para os consumidores a Black Friday é a oportunidade de encontrar preços atrativos, grandes descontos e curo prazo de entrega.
Neste momento é preciso entender o comportamento do consumidor e investir em ações estratégicas assertivas. Pesquisas indicam que para o setor farmacêutico a Black Friday pode aumentar as vendas em torno de 31%.
Assim, o evento se torna um excelente momento para vender mais, fidelizar os clientes e atrair novos consumidores para as farmácias. Assim, além de gerar mais receita o momento permite reforçar a imagem da marca no mercado. Pois ao ficar satisfeito com as ofertas, o consumidor fala bem da loja para parentes, amigos e conhecidos.
No entanto, as farmácias precisam preparar as estratégias, se programar adequadamente e com antecedência para atingir as metas de vendas. Isso evita que erros comuns sejam cometidos, e pontua ações que possam influenciar na experiência de compra do consumidor.
Sendo assim, separamos 5 dicas para você poder aproveitar essa data da melhor maneira:
1 – Planeje a sua campanha
O planejamento contribuirá para a assertividade das suas ações promocionais, assim como para a satisfação do cliente em receber um serviço pré-venda, venda e pós-venda de qualidade.
Além disso, uma boa gestão e planejamento evitará que erros técnicos, logísticos e promocionais sejam cometidos. Assim possíveis falhas e soluções serão propostas de forma antecipada.
2 – Analise seu estoque
Conheça o perfil de seu consumidor, comportamento e histórico de vendas de sua loja nos anos anteriores. A partir desses dados concentre-se nos produtos mais vendidos, e assim você conseguirá, efetivamente, aumentar suas vendas na Black Farma.
O estoque deverá estar preparado para atender a demanda da data. Analise atentamente as quantidades disponíveis de cada produto. Caso haja poucas unidades, realize novas compras para atender todas as demandas.
3 – Cuide da comunicação
As pessoas precisam saber que sua farmácia irá participar da Black Farma com faixas na vitrine, panfletos, avisos e cartazes. Procure divulgar suas promoções em suas redes sociais, no site. Facebook e Instagram são ótimos meios para fazer divulgação.
A exposição é um diferencial para estimular o consumidor, chamando a atenção do cliente para as ofertas. Crie pontos extras, expondo os produtos em pontas de gôndolas, cestões e no balcão do caixa.
4 – Promoções atrativas
A Black Farma atrai consumidores pela oportunidade de encontrar preços muito abaixo do comum. Para que sua operação seja atrativa, conceda descontos agressivos e ofertas substanciais: 40%, 50% e até 60%.
Aproveite ao máximo o entusiasmo do consumidor, ofereça disk entrega, um presente surpresa ou descontos para que o cliente utilize em compras futuras.
5 – Não foque somente no dia
Aproveite o clima de descontos, final de ano e conceda descontos durante todo o mês de novembro. Conceder descontos antes do dia principal é muito bom, mas, não pode esquecer que na sexta-feira da Black Farma o desconto tem que ser ainda maior.
Nesse período, também é muito importante mostrar aos seus clientes, que a Black Farma será a única oportunidade de adquirir os produtos com preços acessíveis.
Dica Bônus: O que não fazer na Black Farma
Subir os preços e diminuí-los para a Black Farma
Quem nunca se deparou com um anúncio de “Black Fraude”? A loja sobe o valor do produto e depois abaixa o preço para uma falsa promoção. Esse é um tipo de erro que mancha totalmente a imagem da sua drogaria.
Esta é uma prática que lojistas não devem cometê-la de forma alguma. Hoje existem sites e aplicativos que monitoram preços durante todo o ano, para compará-los na Black Friday.
Invista em promoções reais, e caso não seja possível envolver descontos, crie outras formas de atrair seus clientes, como parcelamento, brindes, entre outros.
Com planejamento e o devido preparo, a Black Farma 2023 da sua drogaria tem tudo para ser um grande sucesso!
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