Mais Brasil

BLOG

Reunimos um conteúdo informativo e relevante para vocÊ

Nosso blog

Aumente a fidelização do seu cliente através de estratégias online e offline

Você sabia que manter os clientes fiéis é fundamental para manter a sobrevivência do negócio e pode ser ainda mais barato que conquistar novos? Segundo o economista e professor americano Philip Kotler, conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual.

Atualmente, um dos principais desafios das farmácias e drogarias é fidelizar clientes que chegam até a loja. Hoje, em meio à era digital, os consumidores estão cada vez mais atentos as informações dos estabelecimentos que costumam comprar.

Por isso, é importante adquirir estratégias focadas no bem-estar e valorização do cliente. Um atendimento de excelência, uma equipe bem treinada, e uma comunicação clara são algumas das formas de construir um bom relacionamento com o cliente. Pois a lógica é bem simples: clientes satisfeitos são consumidores fiéis.

Promoções, recompensas e programas de fidelização são ótimas estratégias para trabalhar o engajamento dos clientes, garantindo o aumento no volume de compras. Além disso, é uma boa forma de incentivar que os clientes propaguem a boa reputação dos serviços e os produtos da farmácia.

A lealdade do cliente é conquistada quando a farmácia atende todas suas expectativas de maneira consistente. É importante ressaltar que quando há confiança na empresa, o consumidor fica mais propenso a comprar novamente com ela. Assim é preciso que as drogarias estejam atentas as necessidades dos consumidores.

Então, quais as estratégias mais eficientes para fidelizar o cliente?

É preciso entender que onde as pessoas buscam tratamento para algum problema, o atendimento precisa ser gentil e atencioso. Uma equipe qualificada, com atendimento de qualidade e apta para esclarecer qualquer dúvida ou questionamento, otimizam os resultados.

Atendentes que apresentam informações, conhecimentos sobre medicamentos e produtos da loja, e sugerem opções é perceptível aos olhos do consumidor. Pois esses geram uma sensação de segurança para quem está do outro lado do balcão.

O time de vendas precisa ter uma linguagem mais acessível e uma comunicação clara, já que o grande público é leigo em termos médicos, assim as expressões devem ser adaptadas. Na hora das orientações é necessário questionar o consumidor sobre possíveis riscos ao uso dos medicamentos.

Assegure-se que o cliente compreende o volume de medicamento e o intervalo de tempo. Esses tipos de cuidado criam confiança e empatia no cliente, e isso pode fazê-lo retornar ao longo do tempo.

Uma equipe bem treinada, com qualificação técnica e focada em um atendimento mais humanizado, se torna indispensável. Desenvolver habilidades de empatia, dar suporte em conhecimento de vendas, e ensinar sobre evolução de meios de pagamento são estratégias assertivas.  

O trabalho de um atendente de farmácia se torna complexo, pois a venda de medicamentos merece cuidado e cautela na hora de serem comercializados. Juntamente com essas práticas é preciso criar e executar estratégias que tragam proximidade e personalização a sua drogaria.

Você conhece o Programa de Estratégias Competitivas (PEC) desenvolvido pela Febrafar?

O PEC (Programa de Estratégias Competitivas) é o programa de fidelidade desenvolvido pela Febrafar. Um dos programas de fidelidade mais amplos do país, auxilia as lojas no desafio de gerenciar e controlar em um único lugar os descontos oferecidos em todos os medicamentos da farmácia.

De maneira ágil, inteligente e estratégica, ele substitui a prática manual de descontos, criando uma política de preços profissional e gerenciável. Além disso, permite ajustes rápidos em caso de mudanças de cenários, com flexibilidade e competitividade.

O PEC é operado por um sistema CRM com milhões de clientes cadastrados, que permite a realização de ações de relacionamento e gestão da fidelidade. Considerando a características de cada medicamento, o programa tem o objetivo oferecer uma política de preços competitivos por meio de concessão individualizada dos descontos.

Isso permite ao lojista diversas simulações estratégicas de precificação, usando informações de vendas da própria loja. Os descontos podem ser considerados em 100% da linha de medicamentos, além de descontos pontuais em linhas de higiene, beleza e nutrição. A Mais Brasil oferece outras ferramentas e soluções estratégicas para todas suas lojas licenciadas. Quer saber mais sobre as ferramentas que podem aumentar a sua competitividade no mercado e fidelizar seus clientes? Clique aqui.

Categorias

compartilhe nas redes sociais