O Bússola é uma ferramenta desenvolvida pela Febrafar, e seu uso é exclusivo para as redes e farmácias associadas. Ela orienta e direciona, de forma assertiva e estratégica, o portfólio de produtos da farmácia, utilizando dados do mercado farmacêutico fornecidos pela IQVIA e Close-up para analisar o mix de produtos por região.
Um mix de produtos desajustados gera custos financeiros para a farmácia e ocupa espaços valiosos nas prateleiras que poderiam estar sendo utilizados por itens mais rentáveis. O mix ideal de produtos é essencial para a sustentabilidade da sua drogaria.
Por isso, o principal objetivo do Bússola é garantir que o mix de produtos oferecidos por sua drogaria esteja alinhado com as necessidades do mercado, o comportamento do consumidor e os objetivos financeiros do seu negócio.
A ferramenta irá analisar os produtos conforme a sua região de atuação e produzirá comparativos de desempenho, evitando recomendar produtos já presentes na loja. Além disso, o Bússola analisa curva ABC de vendas, margem de contribuição por categoria, produtos com maior aderência e o impacto no ticket médio da loja.
Por que utilizar o Bússola na gestão da drogaria?
Análise inteligente do portfólio
O Bússola permite identificar quais produtos devem ser priorizados, mantidos, ajustados e descontinuados com base em critérios como giro, margem, ticket médio e perfil do cliente.
Tomada de decisão estratégica
Ao centralizar informações relevantes, a ferramenta facilita decisões mais rápidas e embasadas, contribuindo para uma gestão mais eficiente e lucrativa.
Alinhamento com metas
A ferramenta ajuda a garantir que o portfólio esteja em sintonia com o posicionamento da farmácia e seus objetivos de vendas, crescimento e rentabilidade.
Resposta rápida ao mercado
Em um setor dinâmico como o farmacêutico, a capacidade de adaptar o mix de produtos rapidamente é essencial para manter a competitividade.
Em um mercado cada vez mais competitivo, contar com uma ferramenta que traz direção estratégica se torna um diferencial essencial. Ao utilizar o Bússola, a drogaria ganha clareza sobre quais produtos fazem sentido estar no portfólio e em quais precisa investir para crescer com inteligência.
Isso cria uma estratégia mais eficiente de exposição e precificação dos produtos, aumentando a fidelização e as vendas da drogaria. E para as drogarias que desejam se destacar e garantir o sucesso de seu negócio a longo prazo, entre em contato e seja um associado Rede Mais Brasil Drogarias!