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Disk Entrega: Um diferencial competitivo para a sua farmácia

O setor de entregas cresceu muito depois de 2020, e o que há bem pouco tempo era uma tendência, tornou-se uma necessidade. E dois motivos ficaram bem evidentes para o crescimento. O primeiro é a pandemia, que trouxe mudanças no hábito de consumo da população em geral.

Para as empresas que trabalhavam apenas com as vendas presenciais, precisaram adotar o delivery para manter os clientes. Para aquelas que já faziam entregas, foi preciso redobrar a frota para conseguir atender todos os pedidos.

Já o segundo motivo tem a ver com os clientes que estão cada vez mais dispostos a fazer compras sem precisar sair de casa. Fazer a compra e ter a comodidade receber o produto em casa passou a ser um fator decisivo na preferência do consumidor.

Em 2021, um estudo realizado pela Globo em parceria com a MindMiners, que foi intitulado como “A Transformação do Delivery” trouxe os números dos serviços de entrega:

86% delivery de comida;

57% delivery de farmácia;

46% delivery de compras de mercado;

30% delivery de bebida;

18% delivery de serviços de petshop.

Desta forma, o delivery se apresenta como uma solução muito interessante para todos os tipos negócios. Além disso, o serviço de entregas dá oportunidade para seu negócio faturar mais, melhorando seus resultados.

Quando se tem produtos de qualidade, associado a um serviço diferenciado de entrega, isso faz com que o cliente opte por você e não pelo seu concorrente.

E como oferecer um delivery eficiente em sua drogaria?

Os serviços de entrega agregam valor e fortalece o seu negócio. Assim, você pode manter a loja física, com venda e entrega no balcão e, paralelamente, realizar vendas online, com entrega expressa ou rápida.

É importante cuidar bem do processo de venda, do sistema de embalagens, do cumprimento do horário, e com o tempo, sua marca será conhecida por fazer entregas pontuais e seguras.

Comece dando agilidade e estrutura para seus canais de atendimento. Se você costuma fazer vendas por telefone, ofereça mais de uma linha. Caso você também venda pela internet, como o WhatsApp, redes sociais e site, será necessário acompanhar tudo com bastante agilidade, para não deixar o cliente esperando pelo retorno.

Tenha um grupo de entrega consolidado, seja em uma equipe terceirizada ou própria, mantenha uma frota fidelizada. Por isso, no planejamento, estude todas as possibilidades, desde a contratação até oferta de incentivos.

Outro detalhe a ser considerado, é criar um bom planejamento de entregas e, com mapeamento de rotas, seus custos podem ser reduzidos. Pois é possível atender alguns perímetros da região onde se encontra o serviço de entrega e agilizar o recebimento de seu cliente.

Além disso, acompanhe todo o processo, da compra à entrega. Pois uma venda só pode ser considerada bem-sucedida quando o cliente faz uma recompra, recomenda e elogia a sua drogaria.

Se atente para os elementos de um bom serviço de entregas, como pontualidade, qualidade e segurança.

Você pode definir quais os produtos podem ser vendidos com entrega. Pois existem as limitações de fragilidade e conservação do medicamento. Para não frustrar seu cliente, deixe claro qual o mix de produtos estão disponíveis para o serviço.

Divulgue a modalidade de entrega da sua farmácia, e as redes sociais são poderosas na hora de divulgar esse tipo de serviço. Marque presença online com campanha dinâmicas e interativas. Ofereça cupons de descontos para a primeira compra ou crie um plano de fidelidade.

Se você não tem condições no momento de investir no desenvolvimento uma frota, você poderá recorrer a aplicativos de entrega que estão disponíveis no mercado. Verifique os serviços presentes em sua cidade e avalie o que mais faz sentido ao seu negócio.

Uma coisa sabemos que é fato, o serviço de entrega está cada vez mais em alta e quem souber explorar os benefícios da modalidade, estará sempre um passo à frente no mercado.

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