Você conhece a diferença entre dermocosméticos e os cosméticos convencionais? Apesar da semelhança nos nomes, os dois tem funções e resultados bem diferentes na rotina de cuidados com a pele, principalmente, a longo prazo. E nos últimos anos, a indústria de dermocosméticos tem experimentado um crescimento significativo.
De acordo com um estudo feito pelo IQVIA, até julho de 2025, o mercado dermocosméticos movimentou R$12,3 bilhões, um crescimento de 8,3% em relação ao mesmo período de 2024. As lojas físicas ainda são o principal canal de vendas. Segundo o levantamento, 83% das vendas de dermocosméticos ocorreram em lojas físicas.
Essa tendência representa uma excelente oportunidade para as farmácias se destacarem no mercado oferecendo um mix de produtos diversificado. Isso porque, hoje, os consumidores buscam por produtos que além de melhorarem a aparência da pele, proporcionem benefícios tanto estéticos quanto terapêuticos.
Qual a diferença entre cosméticos e dermocosméticos?
Os dermocosméticos tratam de dentro para fora, enquanto os cosméticos convencionais tratam a pele de forma momentânea. Os dermocosméticos têm uma abordagem mais cientifica e terapêutica, visando a saúde da pele. Eles podem ser usados para tratar diversos problemas como acne, cicatrizes, manchas, rugas, entre outros.
A tecnologia utilizada nos dermocosméticos, como ácidos, aminoácidos e proteínas, agem nas camadas mais profundas da derme. Eles não necessariamente precisam ser receitados por um dermatologista, mas por conta dos ativos em sua composição, precisam ser vendidos em farmácias e drogarias.
A inclusão de dermocosméticos nas farmácias tem se mostrado uma estratégia vantajosa e lucrativa. Agregar dermocosméticos ao mix de produtos pode representar não apenas uma oportunidade de incrementar as vendas, mas também de proporcionar aos clientes uma gama de soluções para as suas necessidades dermatológicas.
Conheça o DermaClub e veja 3 de suas vantagens
A presença de programas de dermocosméticos é cada vez mais estratégica e relevante, tanto para os clientes quanto para o negócio. O DermaClub funciona em farmácias e drogarias parceiras. O cliente acumula pontos em compras de produtos de marcas como La Roche-Posay, Vichy, CeraVe e SkinCeuticals, trocando-os por descontos ou produtos.
Demanda do mercado
Como já mencionado, há uma demanda cada vez mais crescente por dermocosméticos. Os consumidores estão cada vez mais conscientes e preocupados com autocuidado e bem-estar. Eles buscam produtos que ofereçam benefícios adicionais e resultados visíveis.
Ao oferecer uma variedade de dermocosméticos, você atende essa demanda, atrai novos clientes e os mantém fiéis a sua loja. Além disso, você cria um ponto de diferenciação que impulsionam suas vendas e a reputação do seu negócio.
Aumento do ticket médio e lucratividade
Muitos consumidores estão dispostos a investir em produtos de qualidade no cuidado com pele. Os dermocosméticos costumam ter maior valor agregado que os produtos de beleza convencionais com uma margem de lucro mais alta.
Isso incentiva à compra de combos ou rotinas completas de cuidados, que podem resultar em vendas adicionais e estimular a recompra. Ótimo para a rentabilidade da sua farmácia.
Diferenciação da Concorrência
Em um mercado competitivo, oferecer produtos que não são facilmente encontrados em supermercados ou lojas de conveniência, cria um diferencial para sua marca. Isso melhora a experiência do cliente na loja e aumenta a chance de conversão, atraindo um público, especialmente feminino e jovem.
A venda de dermocosméticos posiciona sua farmácia como um estabelecimento que se preocupa com a saúde e o bem-estar dos clientes, construindo uma imagem moderna e especializada.
DermaClub e Rede Mais Brasil
Os dermocosméticos são uma tendência global e em constante ascensão, esses produtos abrem um leque de oportunidades para as farmácias que desejam se destacar no varejo farmacêutico. Por isso, contar um programa de dermocosméticos bem estruturado transforma a sua farmácia ou drogaria em um ambiente de cuidado completo.
Venha conhecer o DermaClub! Um clube de benefícios para amantes de skincare com produtos profissionais e eficazes. Um investimento que une resultados comerciais com valor percebido pelo consumidor.
Entre em contato e tenha o DermaClub em sua farmácia ou drogaria!