Em 2021, as despesas de consumo final de saúde no Brasil somaram R$872,7 bilhões. O gasto com medicamentos respondia por 33,7% desse total. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a principal despesa das famílias brasileiras está no gasto com medicamentos, chegando a representar 80% no total.
Em outra pesquisa, realizada em parceria entre o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), apontou que mais 26,6% da população faz uso de medicamentos contínuos, e por falta de condições financeiras metade desses pacientes abandonem o tratamento.
Para aumentar o acesso de pacientes aos medicamentos e facilitar a compra, as drogarias podem oferecer o Programa de Benefícios de Medicamentos. Uma iniciativa que visa oferecer descontos significativos em medicamentos, por meio de parcerias entre laboratórios, drogarias e operadoras de PBM.
Desta forma, o Programa de Benefícios em Medicamentos facilita a compra dos medicamentos, favorecendo a adesão dos pacientes aos tratamentos prescritos. O programa oferece descontos no preço final para mais de 3 mil medicamentos, e abrange variedades de fármaco de referência, genéricos e similares.
O Programa de Benefícios em Medicamentos proporciona várias vantagens aos lojistas, como a fidelização do cliente, que por conta dos preços atrativos e da economia proporcionada pelos descontos, tende a permanecer fiel e inclusive recomendar o estabelecimento.
Outra vantagem é a satisfação do cliente, que ao ser estimulado na adesão aos tratamentos através de preços mais acessíveis em medicamentos de uso contínuo, cria uma percepção de valor gerada por essa economia. Se o paciente permanece no tratamento, retorna com frequência a drogaria e desenvolve uma relação de confiança.
A melhora na competitividade, pois os preços praticados nos PBMs são padronizados, e independentemente do tamanho da drogaria, seja ela de pequeno ou grande porte, competem de igual para igual, levando ao cliente o mesmo benefício. Isso fortalece a imagem da drogaria como uma aliada da saúde e do bem-estar da população.
Os clientes de PBMs, geralmente, fazem uso de mais de um medicamento, então além dos medicamentos com desconto, eles consumirão outros produtos da farmácia, o que fará com que a drogaria aumente seu ticket médio e o faturamento.
Existem diversos programas de PBMs presentes no Brasil, alguns focam em atender o consumidor final, outros buscam atender o setor corporativo, onde os descontos são vinculados às empresas que oferecem como benefício aos seus colaboradores.
É fundamental que os profissionais de farmácias e drogarias tenham conhecimento sobre os PBMs existentes, para oferecer aos clientes as melhores opções de compra. Visto que o Programa de Benefícios em Medicamentos disponibiliza uma lista de medicamentos que conta com descontos de 5% a 65%.
Portanto, mais do que uma smples estratégia promocional, o PBM é uma ferramenta de gestão e relacionamento que fortalece a posição competitiva da drogaria, amplia o acesso a medicamentos e contribui diretamente para a saúde pública.
Com o preço de medicamentos no centro da decisão do consumidor, os programas de desconto ganham protagonismo para o varejo farmacêutico. A Rede Mais Brasil, trabalha com todos os autorizados PBMs: ePharma, Orizon, Funcional, Vidalink, Portal da Drogaria.
A ePharma é pioneira do PBM no Brasil, e é um autorizador voltado ao mundo corporativo e físico. A empresa possui 180 produtos disponíveis no autorizador para venda com desconto, sem taxa de adesão e taxa administrativa somente sobre venda de 2,5%.
A Orizon Farma é um dos principais autorizadores de PBM corporativo no Brasil. Possui uma lista de medicamentos de marca (referências) e genéricos, superior a 1.800 itens com descontos.
A Vidalink está mais voltada ao setor corporativo, focada na prevenção. As farmácias que trabalham com o Vidalink notam aumento de vendas, já que colaboradores tendem a ter maior compromisso com a saúde. Possui uma taxa adesão de 5% para habilitação do módulo digital, porém o lojista só investirá uma única vez.
O Portal da Drogaria é utilizado para o cliente físico, trabalha a gestão e infraestrutura de diversos convênios e programas de descontos. Conta com 506 produtos disponíveis no autorizador para venda com desconto, com forma de credenciamento facilitada.
O Funcional é um PBM que atende no corporativo e físico, possui 220 produtos disponíveis para venda com desconto. Conta com adesão funcional corporativo de 8% e somente taxa administrativa sob a venda de 4,4% PBM físico. E sua forma de credenciamento é pelo site, necessitando da documentação completa da drogaria.
Investir nesses programas é, sem dúvida, uma decisão inteligente e alinhada com as necessidades do mercado farmacêutico. Para contar com todos os benefícios dos Programas de Benefícios em Medicamentos, que a Rede Mais Brasil conta com uma equipe especializada para facilitar o seu acesso aos benefícios.
Seja um associado Rede Mais Brasil e passe a oferecer esse benefício aos seus clientes!