Mais Brasil

BLOG

Reunimos um conteúdo informativo e relevante para vocÊ

Nosso blog

A importância da dispensação segura de medicamentos

O que é dispensação de medicamentos? O termo se refere ao trabalho mais básico realizado na farmácia. Mas você sabia que a dispensação de medicamentos vai muito além de entregar produtos a partir da conferência do receituário? Isso mesmo. A ação exige bastante cuidado e atenção para que não aconteçam erros.

A dispensação de medicamentos deve ser compreendida como parte do processo de atenção ao paciente. Ou seja, ela é a garantia de que um medicamento de qualidade e embalado corretamente será entregue ao paciente certo, na dose prescrita e na quantidade correta.

Erros na administração de medicamentos representam riscos significativos para os pacientes. Por isso, a dispensação de medicamentos deverá ser realizada com a máxima atenção, pois será o último contato com um profissional de saúde, antes do paciente dar início ao tratamento.

de acordo com o Decreto Federal nº 85.878/81, a dispensação de medicamentos é um ato privativo do farmacêutico, em drogarias e farmácias. Também faz parte da dispensação, o fornecimento de informações básicas quanto a administração do medicamento.

O farmacêutico será o responsável por analisar a prescrição, orientar e garantir que o paciente entendeu a forma correta de fazer aquele tratamento, corrigindo eventuais erros identificados. Reduzindo possíveis danos aos pacientes como: interação medicamentosa, dosagem inadequada e incompatibilidade.

Essa atenção irá influenciar diretamente na adesão ao tratamento, já que com todas as informações necessárias será ainda mais fácil o paciente realizar o tratamento do início ao fim. Dessa forma, o foco deverá ser sempre a prevenção e promoção da saúde, tendo o medicamento como instrumento de ação.

E quais são os principais erros na dispensação de medicamentos?

Um erro comum, é confundir medicamentos com embalagens e nomes semelhantes. Em uma farmácia ou drogaria com um grande fluxo de clientes, medicamentos com nomes semelhantes ou embalagens quase idênticas são facilmente confundidas. É importante ressaltar que erros como esse podem ter consequências sérias.

Os remédios fora do prazo é outro erro relativamente comum. Mas esse erro não é facilmente perdoado pelos pacientes. No caso dos antibióticos, esses podem se tornar ineficazes e dispensados após a data de validade.

Alguns cálculos são necessários para os medicamentos que precisam ser diluídos. E em cálculos complexos é fácil para cometer erros. Por isso, é muito importante que se preste atenção, em especial, nos medicamentos de uso pediátrico. Pois caso haja erro de cálculo pode ocasionar uma overdose.

Hoje em dia, muitas prescrições médicas são digitadas para evitar erros na hora de decifrar as caligrafias. Porém, a leitura de prescrições tende a ser um problema, caso ela venha manuscrita, pois pode surgir suposições. Os farmacêuticos podem interpretar mal o nome de um medicamento, abreviações ou unidade de medida.

É importante lembrar que esses erros na disposição de medicamentos muitas das vezes são cometidos por processos mal gerenciados dentro da farmácia ou drogaria. Então, para minimizar os erros é preciso seguir estratégias e implementar um procedimento que todos devem seguir.

Uma das estratégias é organizar o espaço de trabalho. Nesse momento, tenha a segurança sempre em mente, desde o armazenamento de medicamentos semelhantes em áreas separadas, até mesmo a organização do estoque e um balcão organizado e bem iluminado para conferência adequada.  

Gerencie o fluxo de trabalho, pois a alta pressão pode levar ao erro. Tenha uma equipe adequada, uma definição realista da expectativa de trabalho, principalmente, quanto a preencher as prescrições. É necessário que os membros da equipe façam pausas, não por questões pessoais, mas sim por segurança.

Faça um procedimento padrão com a conferência várias vezes, durante cada etapa da dispensação de medicamentos. Verifique nome, data de nascimento, endereço e telefone. Confira que o paciente não tem alergias e se toma outros medicamentos.

É importante ressaltar que 40% dos erros são cometidos quando dados estão sendo inseridos no sistema, por isso faça outra verificação ao final.

Para finalizar, faça uma conferência oral. Ao receber uma prescrição, anote exatamente o que lhe foi dito e leia de volta para verificação. Soletre os nomes dos medicamentos e verifique a dosagem para evitar confusão.

Use a tecnologia a favor do trabalho. Crie alertas no sistema da farmácia para gerar atenção quando necessário. Como já dito, nomes e embalagens semelhantes levam a muitos erros. Por isso, destaque esses medicamentos no sistema do computador para que os colaboradores estejam atentos durante a venda.

As boas práticas para dispensação de medicamentos fazem a diferença para o paciente e diz muito sobre o estabelecimento. Com uma dispensação de medicamentos responsável, atenciosa e ética pelo profissional farmacêutico e as equipes das farmácias e drogarias, traz a capacidade de estreitar a relação de confiança e ampliar o sucesso do tratamento do paciente.

Quer entender mais sobre esse e outros assuntos? Seja um associado Rede Mais Brasil!

Categorias

compartilhe nas redes sociais