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A importância de um posicionamento de marca para sua farmácia

Você sabia que a forma como uma empresa se mostra para o seu público é decisiva para o seu sucesso? O posicionamento de marca é muito mais do que seu logotipo, ele é o elemento central do sucesso e a permanência de um negócio. O conceito está relacionado a maneira como as marcas são percebidas e lembradas pelo público.

Assim, podemos dizer que o posicionamento de marca será o espaço que sua marca e seus produtos ocupam no mercado e na mente de seus clientes. Definir uma identidade para assumir perante o público parece simples, porém, é complexo implementar ações para solidificar a decisão junto aos clientes e conquistá-los.

Com os avanços tecnológicos e a popularização da internet houve um aumento significativo do alcance dos acontecimentos. Hoje, as pessoas possuem novos meios para aprenderem mais sobre a atuação das empresas. E entre a escolha de dois serviços iguais, o público prefere a empresa que tem posicionamento de marca com o qual concordam.

Se deseja que seus clientes pensem primeiro em sua farmácia quando estiverem prontos para comprar, você precisa posicionar sua marca com uma base estratégica clara. É importante planejar todos os aspectos da sua identidade em torno dessa característica para que não existam dúvidas em relação a ela.

Marcas bem-posicionadas geram autoridade, pois demostram ter clareza em seus ideais e comportamentos. São fortemente alinhadas a seus propósitos, deixando evidente quais são seus valores e princípios. A consequência é uma audiência engajada, que reconhece o valor da marca, aumentando assim o número de vendas e lucratividade da empresa.

Para que os resultados sejam positivos, existem alguns passos que podem ser seguidos. Confira algumas estratégias essenciais para criar um posicionamento de marca simples e estruturado:

Pesquise e observe a abordagem dos concorrentes

Esteja por dentro de tudo que os concorrentes estão fazendo de forma estratégica para sua atuação. Identifique pelo menos cinco concorrentes imediatos. Saiba quais os problemas eles resolvem, o que eles fazem melhor e pior do que você. Observe sua marca visual e suas redes sociais.

Preste atenção especial ao preço dos produtos, à qualidade do produto ou serviço, à experiência de atendimento e a convivência que oferecem aos compradores. Não se trata de copiar a concorrência, mas a partir das informações abordadas, você poderá tomar decisões corretas em relação aos seus produtos.

Aproveite as oportunidades detectadas a partir das brechas deixadas no mercado, criando assim uma comunicação de qualidade superior aos demais.

Mantenha uma comunicação clara e acessível

Entenda o perfil de público que você está tentando impactar e de que maneira ele irá enxergar a sua forma de comunicação. É preciso implementar uma comunicação clara e acessível, para que o posicionamento de marca seja compreendido e agregue valor as pessoas.  Por isso, tenha atenção a linguagem que está sendo utilizada.

Deixe claro o que sua farmácia vende, para quem vende e o que quer inspirar na vida dos clientes. Dessa forma, tudo que sua farmácia faz terá impacto no público, desde as campanhas de marketing até o design dos seus produtos.

Invista na identidade visual

Com uma forte declaração de posicionamento de marca, a próxima etapa é esclarecer os elementos que podem ajudá-lo a posicionar sua farmácia. O meio visual ajuda a ter a proposta muito bem definida ao interagir com seus clientes. Isso vale para os diversos canais, que vão das estratégias de marketing até a embalagem dos produtos.

Confira os principais elementos quem precisam esclarecer e comunicar sua declaração de posicionamento: identidade visual, logotipo, fachada, redes sociais, embalagem dos produtos, formas de contato e localização, entre outros. Certifique-se que todos esses elementos refletem a posição da sua marca da melhor forma possível.

Faça parcerias estratégicas e coerentes

Hoje, com a velocidade que as informações são propagadas na internet, qualquer ação imprudente pode ser encontrada pelo seu público. O posicionamento de marca é valioso e não pode ser comprometido por ações que o invalidem. Valido também para eventuais parcerias que sua farmácia possa fazer.

Leve em consideração os objetivos da sua marca frente ao mercado, em qual cenário seus produtos estão inseridos e quais segmentos deseja impactar. E ao ativar as suas ações, lembre-se de ficar de olho nos resultados. Só assim você conseguirá mensurar se o seu posicionamento de marca está sendo efetivo e gerando retornos.

Como você pode perceber, o posicionamento de marca muda a forma como os clientes percebem o seu negócio, isso influencia diretamente no seu crescimento e não deve ser negligenciado. Quer saber mais sobre como elaborar um posicionamento de marca?

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