Mais Brasil

BLOG

Reunimos um conteúdo informativo e relevante para vocÊ

Nosso blog

A importância do pós-venda para fidelizar o cliente

Você sabia que depois de fechada a venda, o seu trabalho apenas começou? Isso porque você pode reforçar o relacionamento com seu cliente. É preciso ter em mente que a experiência de cada consumidor começa antes da venda em si e termina muito além da entrega do produto.

De acordo com a empresa de consultoria McKinsey, 70% da experiência de compra do cliente se baseia na forma como ele é tratado. E segundo a Amdocs, empresa especializada em softwares, 64% dos consumidores estariam dispostos a compartilhar suas informações para receber orientações adequadas.

Todas as ações que você executa dentro de sua farmácia devem atender as necessidades e expectativas do cliente em primeiro lugar. É preciso marcar presença na rotina do consumidor, para ser sempre lembrado, mantendo um relacionamento duradouro e satisfatório.

E como fazer isso? Uma estratégia eficiente é trabalhar o pós-venda. O pós-venda nada mais é que dar o devido valor a quem comprou a sua ideia, apostou no seu produto e na sua drogaria. Este serviço muitas vezes é subestimado pelos administradores e até mesmo deixado de lado, porém é um dos pilares da estrutura de um negócio.

Pense no pós-venda como uma parte fundamental na relação entre o cliente e a drogaria. O atendimento do pós-venda deve ser uma continuação do processo, complementando a metodologia iniciada na jornada de compra, sendo finalizada com atenção e qualidade que seu cliente merece.

Então, se você quer sucesso em seu negócio, precisa investir em fidelizar os clientes e valorizar a construção de um relacionamento duradouro. Conheça 4 técnicas de pós-vendas eficiente:

1 – Follow-up

Mantenha contato com o cliente, lembre a seus antigos clientes que você existe, os produtos e serviços que oferecem. A ideia é ter uma ligação de cortesia para saber se está tudo em ordem, uma pesquisa de opinião e outras formas de contato para que não seja esquecido.

Não entre em contato quando o mês está fechando e sua meta não foi atingida. Não faça propaganda de outros produtos, nem outros serviços que você ofereça. Basta manter um contato direto com o cliente, de maneira útil e respeitosa.

2 – Qualidade acima de quantidade  

A retenção é o grande benefício do pós-venda, com a fidelização de clientes o número de evasores diminui. Resolva os problemas do cliente com atenção, de modo ativo, solicito e entregando o que foi negociado.

Quando se demostra estar preocupado com a qualidade do que o cliente está recebendo ao contratá-lo, você cria uma relação próxima, o que a torna a sua drogaria de confiança para o cliente.

3 – Ofertas e lançamentos de novos produtos

Pergunte aos clientes sobre o que eles têm interesse, pode ser outros serviços que sua farmácia oferece, as preferências, desejos e necessidades. Desta forma, você poderá ajudá-lo enviando novas informações e novas ideias quando possível.

Agrade seus consumidores com descontos ou ofertas especiais que sejam de seu interesse. Assim, além de mostrar que conhece o seu cliente, essa ação de pós-venda pode se converter em uma nova venda e muito maior.

4 – Crie parcerias com outras empresas

Com essa estratégia, você poderá oferecer aos seus clientes novas oportunidades em produtos e serviços que estejam relacionados com a sua drogaria. Assim, as pessoas vão continuar comprando de você não apenas por costume, mas pelos diversos benefícios.

Com isso, você estará também investindo na atração de novos consumidores para a sua farmácia. Quando o cliente percebe que você e ele estão na mesma direção e têm o mesmo objetivo, sua farmácia passa a ser sempre lembrada.

Como você pode perceber, fidelizar e encantar o cliente com o atendimento pós-venda é manter a atenção contínua, garantindo o sucesso da sua drogaria com o cliente. Que tal começar a aplicar as estratégias de pós-venda na sua farmácia? Quer saber mais?

Seja um associado Rede Mais Brasil e conheça nossas ferramentas.

https://www.maisbrasildrogarias.com.br/

Categorias

compartilhe nas redes sociais