Mais Brasil

BLOG

Reunimos um conteúdo informativo e relevante para vocÊ

Nosso blog

Atitudes que prejudicam as vendas na farmácia

Quando as vendas do seu negócio vão mal, a primeira coisa que você pensa é que deve ser por causa dos preços altos ou talvez a falta de promoções na drogaria. Mas, você já pensou que o que pode diferenciar a sua farmácia da farmácia concorrente é o bom atendimento?

O retorno do cliente ao negócio depende de fatores decisivos, e o bom atendimento está entre os mais importantes. Em um mercado altamente competitivo, conquistar a preferência dos clientes é um grande desafio.

A forma como o cliente se sente ao ser abordado, o modo como é acompanhado, e até a solução do seu problema é o que trará contentamento e a satisfação ao atendimento de sua drogaria. O atendimento prestado na farmácia se torna uma extensão da qualidade dos produtos e serviços, por isso algumas atitudes prejudicam suas vendas.  

Fizemos uma seleção dos erros cometidos durante o atendimento ao cliente que podem prejudicar as vendas da sua farmácia e consequentemente levá-lo a concorrência. Confira:

1 – Não dar a atenção necessária ao cliente

Os consumidores parecem estar cada vez mais exigentes, e com toda ração. Isso porque está cada vez mais fácil pesquisar os produtos, interagir com as marcas e escolher entre as inúmeras opções, isso tudo na palma da mão.

Desta forma, a experiência do cliente ao entrar na sua drogaria conta cada vez mais. Um dos erros mais graves do atendimento na drogaria é a falta de atenção, pois isso é percebido com facilidade pelo cliente. Os consumidores precisam sentir que estão sendo cuidados durante o atendimento.

Oriente a equipe a receber as pessoas com interesse e atenção, procurando solucionar as dúvidas. Ao dedicar um bom nível de atenção ao cliente, você vai conseguir conquistá-lo oferecendo exatamente o que ele quer e precisa.

2 – Não se atentar ao receituário

Mesmo com o ritmo acelerado da farmácia, é preciso estar atento ao receber uma prescrição médica. Analisar os receituários de forma inadequada e dar informações imprecisas, pode ser um grande problema.

Compete ao farmacêutico e a toda equipe de atendentes e balconistas observarem cada detalhe possível do receituário. A atenção deve ser redobrada quanto a identificação do médico que prescreveu, do paciente e do medicamento prescrito para evitar informações errôneas.

3 – Falta de educação e simpatia

A experiência do cliente dentro da drogaria é determinante para sua satisfação. Atendentes que não demostram atenção para se comunicar ou mau humor com os consumidores certamente dão chances para a concorrência conquistar esses clientes.

É essencial fazer com que o cliente se sinta especial e acolhido. Alguns detalhes básicos fazem a diferença, como educação, simpatia, paciência e respeito. A qualidade do atendimento aproxima a empresa do cliente, e isso traz um vínculo de confiança e gerando fidelização.

4 – Querer vender a todo custo

Muitos empresários fazem campanha de vendas para os funcionários, e apesar de ser o objetivo vender mais, isso não pode acontecer de forma compulsória. Dessa forma, fica claro para o cliente que o balconista vai ganhar algum tipo de comissão e isso o incomoda.

Um atendimento personalizado aproxima o cliente da sua farmácia, criando segurança e acolhimento. O consumidor passa a se sentir importante, fazendo com que ele confie naquilo que você oferece e isso faz com que ele se torne fiel a sua marca.

Um cliente fidelizado volta a fazer negócio com a sua empresa, além de indicar seus produtos e serviços a pessoas próximas, ajudando a farmácia a expandir as vendas.

5 – Deixar o cliente esperando

Um erro primordial que acontece em qualquer estabelecimento comercial, é deixar o cliente esperando para ser atendido. Os atendentes devem estar atentos quando os consumidores entram na loja para oferecer a atenção necessária. Muitas vezes o cliente tem alguma dúvida sobre algum produto ou onde encontrá-lo antes de ir ao balcão.

 Em momentos de grande movimento na drogaria, é comum um tempo maior de espera que o habitual. O que não pode acontecer é que esse tempo seja muito longo, pois o resultado é um cliente irritado e insatisfeito.

O atendimento ao cliente é uma etapa decisiva para a conversão de vendas e para a fidelização de clientes. Por isso, investir em um bom treinamento para os funcionários é uma obrigação, tornando-se um ponto positivo para a farmácia.

Por fim, ao demonstrar empatia durante o atendimento ajudará no aumento das vendas, além de aumentar a taxa de retenção. Quando os consumidores são tratados com respeito, são ouvidos e valorizados, é provável que escolha seu negócio novamente.

Seja um associado Rede Mais Brasil e conheça mais ferramentas!

Categorias

compartilhe nas redes sociais