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Black Farma: Potencialize as vendas da sua farmácia

Desde 2010, toda última sexta-feira de novembro, acontece no Brasil a Black Friday, a data mais esperada pelo varejo e o setor farmacêutico não fica de fora. E apesar da data acontecer tradicionalmente na última sexta-feira do mês, novembro se consolidou como o mês de descontos e promoções.

Os dados consolidados da Black Friday 2024 no Brasil mostraram um cenário positivo, o faturamento total do período atingiu a marca de R$ 9,38 bilhões, superando com folga os resultados de 2023. Um aumento de 10,7% no faturamento e 14% no volume em relação a 2023.

Para as farmácias, a data representa uma oportunidade valiosa de aumentar o fluxo de clientes, elevar o ticket médio, girar estoque parado e fortalecer o relacionamento com o consumidor. O segredo está em planejar com antecedência e adotar ações estratégicas para atrair os consumidores e aumentar a rentabilidade.

Ao contrário de outros segmentos do varejo, a farmácia possui limitações regulatórias, especialmente em relação aos medicamentos tarjados, que não podem ser incluídos em promoções. Por isso, o foco da Black Farma deve recair sobre outras categorias como dermocosméticos, higiene pessoal, perfumaria, produtos infantis, suplementos, entre outros.

Para aproveitar o máximo potencial da Black Farma, veja essas 3 estratégias para sua farmácia lucrar mais:

Crie ofertas nas categorias de maior apelo

O ideal é criar redução de preço em itens com alto giro e margem de lucro mais favorável. Aproveite o efeito de atração para vender outros produtos que são complementares, por exemplo: crie ofertas em shampoos anticaspas ou cremes anti-idade, que são produtos com grande procura e margens ajustáveis.

A disposição no PDV pode incentivar compras adicionais de produtos que complementam o tratamento ou cuidado pessoal. O desconto serve como atrativo e garante que o público perceba o valor e o benefício da compra.

Disponibilize diversas formas de pagamento

Facilite a vida do consumidor e ofereça diversas formas de pagamento. Cada cliente prefere um método diferente de pagamento: cartão, pix, boleto, carteira digital etc. Se a opção dele não estiver disponível, a compra pode ser abandonada. Mais opções significam mais comodidade.

Oferecer métodos seguros e conhecidos transmite confiança e profissionalismo. Pagamentos instantâneos como Pix ajudam a receber mais rápido, enquanto cartões permitem parcelar vendas sem perder clientes.

Invista em fidelização pós Black Farma

A Black Farma não pode ser uma data para lucrar a curto prazo. Ela precisa ser uma oportunidade para criar um relacionamento duradouro com os novos clientes. Após a Black Farma, muitos clientes estão descobrindo a sua marca pela primeira vez. Esse é o momento de criar uma boa impressão, oferecendo um pós-venda eficiente e acolhedor.

Clientes fidelizados tendem a comprar novamente, indicar amigos e experimentar novos produtos. Isso gera mais vendas com menor esforço, aumentando o ticket médio e a previsibilidade de faturamento.

Seguindo essas dicas simples e fáceis de serem colocadas em prática, pode ter certeza de que a Black Farma será um sucesso. Em um período em que todas as empresas fazem promoções agressivas, quem se destaca é quem continua entregando valor a pós o evento, seja por atendimento, qualidade, comunicação ou programas de benefícios.

A Black Farma não deve ser vista como o fim da jornada, mas o início da relação com novos clientes e consolidação de programas de fidelização. Trabalhar a Black Farma dentro da farmácia exige organização, conhecimento e foco no consumidor. Quando bem-organizada e planejada ela se torna um impulso para fortalecer a marca.

Quer aproveitar a última sexta-feira de novembro e criar uma Black Farma diferente da concorrência? Entre em contato com seu Analista de Marketing e montem juntos a melhor estratégia.

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