Mais Brasil

BLOG

Reunimos um conteúdo informativo e relevante para vocÊ

Nosso blog

Como fazer o armazenamento correto da medicação na farmácia?

Para que o medicamento não perca o efeito esperado, e nem cause danos à saúde, é importante ter determinados cuidados ao guardar os remédios, em estoques, nas prateleiras e gôndolas, ou até mesmo no próprio layout da farmácia.

O armazenamento incorreto, pode acarretar a potencialização de efeitos colaterais ou na falta da ação medicamentosa, afetando diretamente a saúde dos pacientes. Por isso, o farmacêutico precisa ficar atento a todas as condições de armazenamento.

Sendo assim, boas práticas devem ser adotadas para preservar os medicamentos e evitar que gere qualquer dano à saúde ou ao meio ambiente.  

Confira essas 5 dicas e mais uma dica extra que preparamos para você se certificar que seus medicamentos estão sendo armazenados de forma correta:  

1 – Verifique as informações disponíveis no lote de chegada

Verifique as instruções que acompanham o lote, que devem indicar adequadamente os métodos de estocagem e definir os procedimentos burocráticos.

O colaborador responsável deve examinar toda a documentação, as condições, a rotulagem e quantidade de medicamentos.

Caso haja, mais de um lote de fabricação, deve ser feita em subdivisão em quantos lotes forem necessários. A estocagem também deve ser feita desta forma, para facilitar que determinados medicamentos sejam encontrados.

2 – Localização e estrutura

A estocagem deve ser feita em estantes, armários, prateleiras ou estrados. O local de armazenamento deve ser bem ventilado, a temperatura de estar sempre entre 15 C e 30 C, a umidade entre 40 e 70% e sem iluminação solar direta.

Se houver variações além dessas é necessário o controle por meio de ar-condicionado, ventiladores, exaustores, etc. O importante é que a localização escolhida permita fácil visualização para identificação, número do lote e prazo de validade dos medicamentos.

3 – Guarde os medicamentos em ordem cronológica de fabricação

Os medicamentos devem ser guardados na ordem cronológica, de acordo com o lote e a data de validade. Isso reduz o risco da venda de medicamentos vencidos, facilita a identificação de qualquer lote contaminado ou que deva ser retirado do mercado.

Se houver a necessidade do descarte de medicamentos, isso deve ser feito de acordo com as orientações do fabricante e da vigilância sanitária.

4 – Embalagem

Manter a estabilidade dos medicamentos é fundamental durante sua produção, distribuição e armazenamento, isso para garantir sua eficácia e reduzir perdas.

Os medicamentos devem chegar ao paciente com a garantia de condições adequadas.

Atente-se à integridade das embalagens e dos lacres de segurança. Qualquer tipo de violação pode gerar a contaminação dos medicamentos e colocar a vida do paciente em risco. 

5 – Prepare manuais para funcionários e clientes

A farmácia pode trabalhar na criação de manuais. O objetivo é que os funcionários tenham uma espécie de checklist sobre como proceder ao receber e armazenar medicamentos.

Outro manual pode ser elaborado para os clientes, com boas práticas e dicas para armazenar os medicamentos em ambiente doméstico.

Dica extra:

6 – Equipamentos

Como alguns medicamentos devem ser mantidos sob refrigeração, para isso equipamentos simples como termômetros e higrômetros que monitoram as condições locais são essenciais.

Para controle da temperatura podem ser necessários sistemas de condicionamentos do ar, ventiladores ou exaustores. Um refrigerador também se torna necessário, dependendo do volume de compras da farmácia.

Dica: Nunca se deve permitir que os medicamentos sejam armazenados juntamente aos alimentos ou bebidas.

Colocar essas dicas em prática trará mais qualidade no armazenamento das medicações, além de aumentar a produtividade e lucratividade da sua farmácia.

Categorias

compartilhe nas redes sociais