Mais Brasil

BLOG

Reunimos um conteúdo informativo e relevante para vocÊ

Nosso blog

Como se preparar para a inauguração da sua drogaria

A abertura de uma drogaria é um momento muito esperado pelos empreendedores, e requer um planejamento através de ações de marketing. O momento gera grande mídia espontânea, por isso é importante tomar as decisões certas, prestando atenção a alguns detalhes específicos.

Por ser um momento único e decisivo, a inauguração deve ser vista como um projeto estrutural. Assim, prepare um check-list e descreva ações, como a melhor data para o evento, detalhe as fases e aponte recursos. Inclua boas ideias para atrair mais clientes que, consequentemente, impacte na futura fidelização.

E por que a inauguração de uma farmácia é tão importante? Sem dúvidas, o clássico “a primeira impressão é a que fica” se torna muito válida neste caso. Basta entender que a primeira imagem transmitida irá influenciar totalmente a visão que o consumidor terá da sua drogaria.

A inauguração é o momento do primeiro contato dos futuros clientes com a sua marca. Nesse momento, a nova drogaria se encontra em destaque, sendo uma ótima oportunidade para divulgar os produtos e serviços. E quando a divulgação é satisfatória, é garantia que os consumidores se tornarão clientes.

Para o primeiro momento, escolha a melhor data para a inauguração da drogaria. Sim! Dia, mês e hora, saiba que isso é muito importante. Pense em dias que terá o maior número possível de pessoas passando em frente a sua drogaria. Dias comerciais são ótimas opções, já que os consumidores estarão disponíveis para comprar.

Evite os feriados, visto que o público se retira dos centros comerciais, então é preciso ponderar essas datas para a inauguração. Não é recomendado também o começo da semana, exemplo: a segunda-feira, pois a grande maioria das pessoas está trabalhando.

O momento mais recomendado é que você faça a inauguração em um final de semana, como o sábado ou no 5º dia útil do mês. Nestes períodos, há muita movimentação de consumidores, e é quando a maior parte das pessoas recebem seus salários. Isso faz com que muitas pessoas visitem seu espaço.

Com a escolha da melhor data, pense nas estratégias para divulgação do evento. Lembre-se: Quem não é visto, não é lembrado! As pessoas da sua região precisam saber sobre a nova opção para compras. Por isso, invista em boas estratégias de divulgação e ações de marketing para trazer visibilidade.

Pense no tempo necessário para atingir o maior número de pessoas possível e no planejamento financeiro dos futuros clientes. O recomendado é que a divulgação comece pelo menos 45 dias antes. Realize ações que gerem expectativas e curiosidade sobre a inauguração.

Invista em algumas campanhas de marketing, como carros de som pela cidade, anúncio em rádio, anúncio na internet, banner e faixas em locais de grande visibilidade. Além disso, distribua panfletos com informações diretas, como local, data, redes sociais e dados de contato. Promova a divulgação principalmente no bairro, em pontos próximos e na entrada da loja.

Para o dia da inauguração, invista na decoração do ambiente. Para atrair mais pessoas, explore um ambiente mais alegre, com decoração colorida para chamar a atenção dos clientes. É possível inflar balões e bonecos personalizados com o nome e logomarca da drogaria. Contratar um animador profissional será uma boa estratégia, para anunciar os produtos e promoções.

Uma ideia que tem feito muito sucesso, e que pode gerar excelentes resultados é o marketing de influência. A presença de um influenciador digital no dia do evento pode gerar um forte engajamento para a inauguração tanto para a loja física, quanto para o online. Não precisa ser alguém com engajamento nacional, busque influenciadores locais.

Neste dia, ofereça serviços de atenção farmacêutica. Aferição de pressão e teste de glicemia chamam a atenção do público em eventos especiais. Esses serviços agregam valor a imagem da drogaria, além de promover o relacionamento com os consumidores.

Crie promoções exclusivas e ofereça condições imperdíveis para a data. Sem dúvidas o preço ainda é um dos principais atrativos que os consumidores buscam no dia da inauguração. Faça uma pesquisa dias antes e veja quais os preços praticados pela concorrência e ofereça preços realmente competitivos.

É importante que você estude a dinâmica para que não saia no prejuízo. Encontre uma margem de desconto mínima e máxima para que não impacte no financeiro da loja. Verifique se possui estoque o suficiente para arcar com a promoção. Não esqueça de deixar claro que a promoção é válida somente para o dia da inauguração.

Já havia imaginado alguma dessas ideias para o dia da inauguração? Quer conhecer outras estratégias para impactar positivamente no dia do evento? Entre em contato com a Rede Mais Brasil Drogaria e seja um associado:

Categorias

compartilhe nas redes sociais