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Crie uma boa estratégia comercial através do WhatsApp da sua farmácia

O WhatsApp é um aplicativo de comunicação em tempo real, não tem uma pessoa online no Brasil que não conheça o app. Ele está instalado em 99% dos smartphones brasileiros, e vem se solidificando cada vez mais como um canal que conecta os clientes as marcas, do marketing à compra.

Presente no Brasil desde 2009, o país ocupa o segundo lugar no mundo em números de contas no app. De acordo com a pesquisa “Panorama Mobile Time/Opinion Box”, além de ser um importante público do aplicativo, os brasileiros também são fiéis, pois 94% dos usuários fazem uso dele diariamente.

Além de facilitar o contato com amigos e familiares, hoje o WhatsApp se tornou um verdadeiro canal comercial. Outro estudo, o “Mensageria no Brasil”, mostrou que 76% dos brasileiros usam o aplicativo para interagir com as marcas, seja para solicitar informações, receber promoções, tirar dúvidas e, para compra de produtos e serviços.

Portanto, é fácil entender por que muitas empresas recorrem a ferramenta para se comunicar com o público. Utilizar a plataforma de maneira assertiva, traz um efeito positivo para sua farmácia, garantindo o crescimento das vendas.

Há diversas maneiras de usar o WhatsApp como uma ferramenta comercial, onde as vantagens são eficiência, agilidade e novas oportunidade comerciais. Cabe a você entender cada uma delas e escolher qual vai usar a seu favor.

1 – Use o WhatsApp Business

O Business é uma versão do WhatsApp exclusiva para negócios, franquias e pequenos empreendedores. Para prestar um atendimento de qualidade na internet, é importante optar por essa versão.

Nessa versão do aplicativo, você pode criar um perfil profissional com todos os dados relevantes para sua farmácia, como o endereço, horário de funcionamento e uma descrição curta.

2 – Catálogo comercial

Com o WhatsApp Business você pode criar catálogos comerciais; uma excelente técnica para mostrar os produtos de forma assertiva. O catálogo funciona como uma vitrine virtual, o que facilita a comunicação e ajuda a organizar as informações.

De forma objetiva e atraente, invista em fotos de qualidade e capriche na descrição dos produtos para fisgar os consumidores. Quando os clientes entrarem em contato por meio do WhatsApp da farmácia, poderão visualizar o seu perfil e produtos.

3 – Utilize respostas automáticas

Com a versão Business, você pode personalizar mensagens no menu “Configurações da empresa”. O aplicativo já conta com algumas sugestões, mas é possível alterar o texto e já deixar configurada para sua mensagem personalizada.

Você pode usar para mensagens de boas-vindas a novos clientes, horário de atendimento caso você esteja offline, durante feriados e respostas favoritas. Essa é uma maneira não invasiva de contatar diretamente a sua clientela.

4 – Explore o recurso de etiquetas

No WhatsApp Business um dos principais recursos disponíveis, são as etiquetas. Através dessa ferramenta é possível criar categorias de clientes e organizar os contatos, facilitando a organização das mensagens com etiquetas coloridas.

Você pode usar o recurso para distinguir clientes novos e antigos, marcar pessoas por localidade, sinalizar pedidos em abertos, marcar atendimentos urgentes, pagamentos que foram efetuados, entre outros. Assim, você encontra a melhor maneira de se organizar.

5 – Criação de listas de transmissão

O Business permite a criação de listas e envio de conteúdo para até 256 contatos individualmente. Segmente seus clientes e crie conteúdos personalizados e relevantes, para que possa de fato agregar ao público.

Esteja ciente que as pessoas podem solicitar atendimento e informações pelo WhatsApp da farmácia. O ideal é delegar apenas um único colaborador como sendo o responsável por responder os grupos.

6 – Pós-venda

O aplicativo permite que a sua farmácia estabeleça um contato mais próximo com os clientes. Procure entender a dor do cliente e entregue uma solução a partir dela. Por isso, não pense duas vezes antes de perguntar a opinião deles.

Para uma melhor experiência do cliente, invista em uma comunicação humanizada. Demonstre empatia nos atendimentos, entregue respostas efetivas e ágeis. Essas informações serão muito valiosas, e pode ajudá-lo a traçar ou refinar sua estratégia.  

Assim, o WhatsApp permite chegar mais perto e oferecer uma boa experiência ao consumidor. É uma ótima ferramenta, que não querer muito investimento, facilita ainda mais as estratégias e quando utilizada corretamente pode ser usada como aliada nas vendas.

No entanto, alguns cuidados devem ser tomados no que se refere à divulgação de produtos e promoções via aplicativo. Você pode enviar publicidade, mas somente para os contatos que permitirem isso e a divulgação deve ser de medicamentos isentos de prescrição médica.

Dessa forma, usando o WhatsApp, a farmácia encontrará o público na hora certa, aumentando suas chances de engajamento e conversão em vendas. Por isso, não deixe de utilizá-lo e seguir as dicas que trouxemos para você.

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