Para as empresas que esperam manter a competitividade no mercado atual, é extremamente importante conhecer e conquistar o seu consumidor. As marcas mais eficientes em prever as necessidades de seus clientes, conhecendo o seu perfil de compra, possui grande potencial para fidelizá-los.
Por isso, é preciso investir em campanhas de marketing mais eficientes, não focada somente nos produtos, mas sim aquelas campanhas que colocam o cliente no centro da estratégia. Uma ótima oportunidade para estreitar laços com o consumidor e vender mais, é o Dia do Cliente, comemorado no mês de setembro.
A data vem ganhando cada vez mais popularidade e ajuda a movimentar o mercado farmacêutico. Ao contrário de outras datas comemorativas, como pais, mães, namorados, no Dia do Cliente não é preciso focar em um único perfil, já que o termo “cliente” abrange todos os públicos.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google Trends, a busca por “Dia do Cliente” cresceu 64%, mostrando a importância da data. Os consumidores acostumados com ofertas, percebem que a data é a oportunidade ideal para adquirir produtos e serviços por preços mais baixos que em outras datas do ano.
Sendo assim, é importante que a sua farmácia crie campanhas específicas para a data, mostrando a importância de homenagear seus clientes. Além disso, é uma ótima oportunidade de vender mais e investir na fidelização de clientes.
Agora que você já sabe o do que se trata, que tal criar um mês completo para o cliente com ações especiais, promoções, distribuição de brindes?Aproveite a oportunidade para conferir essas 4ações de vendas para fazer em sua farmácia:
Crie uma promoção personalizada
Descubra as preferências de compras dos clientes, no próprio sistema da farmácia. No cadastro do cliente é possível consultar o histórico de compras.
Com essas informações em mãos, crie um desconto único somente para esse consumidor. Você pode avisá-lo sobre essa promoção exclusiva por meio de mensagens no WhatsApp ou mesmo telefonemas.
Mas, lembre-se, é necessário que a farmácia tenha permissão do cliente para efetuar o contato.
Ofertas e brindes especiais
A atitude e simbologia de presentear o cliente cria uma conexão forte entre a imagem da farmácia com o cliente, desde que feito da forma correta.
Uma ação válida é justamente presentear o cliente com um brinde especial da própria farmácia e de preferência que seja personalizado.
Pense em opções que vão ser realmente úteis para as pessoas no dia a dia. Existem opções com custos razoáveis para serem confeccionados sob demanda, como por exemplo: porta documentos, squazee, agendas e blocos de anotações, chaveiros com abridor, entre outros.
Crie um cartão fidelidade exclusivo para o mês do cliente
Cartões fidelidade são uma ótima estratégia para fidelizar o cliente, que pode acompanhar o progresso de pontos à medida que compra na farmácia.
Muitas vezes o cliente vai até a farmácia apenas para comprar o medicamento de uso contínuo, e acaba levando algum outro item em virtude dos benefícios acumulados.
Utilize o cartão fidelidade como uma das ações de venda para o mês do cliente, ofereça benefícios e descontos somente para determinados saldos e pontuações, em produtos, categorias ou segmentos.
Faça kit de produtos com descontos especiais
Uma ótima estratégia para vendas, são os kits de produtos. Na prática isso acontece quando a farmácia reuni alguns produtos relacionados e transforma num novo produto.
Assim, você proporciona que o cliente leve mais produtos, ou seja, acaba vendendo no “atacado” e consequentemente o preço será menor.
Para o mês do cliente, faça kit de produtos com itens de maior procura com itens de menor venda, assim você consegue dar uma maior rotatividade para itens esquecidos no estoque.
Observação: Não se esqueça da precificação, ela deve fazer sentido para o consumidor, isto é, precisa ser vantajoso!
Quer investir em marketing para o Dia do Cliente com uma estratégia que funcione? A Rede Mais Brasil Drogarias possui um setor de marketing preparado para atender a sua demanda. Entre em contato e seja um associado: