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Entenda o que é e como ocorre a pré-alta dos medicamentos

A pré-alta é um termo utilizado para definir o mês anterior ao aumento anual dos preços dos medicamentos. Essa ampliação nos valores das medicações, foi estabelecida por lei desde 2003, com a criação da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamento (CMED), órgão ligado à Anvisa.

O ajuste ocorre em 31 de março de cada ano e passa a valer já no dia seguinte. O novo valor é obtido considerando a inflação do ano anterior, a produtividade da indústria farmacêutica e o nível de concorrência para cada categoria de medicamento.

Esse percentual não é um aumento automático nos preços, mas uma definição de teto permitida. Isto é, cada indústria opta pela aplicação do índice total ou menor, dependendo das estratégias comerciais.

Os novos preços são publicados pela CMED, onde é possível consultar valores máximos a serem praticados pelas empresas fabricantes e pelos varejistas.

Desde o início do ano, você pode acompanhar as estimativas para ter uma base de quanto será o índice. Mas o mês de fevereiro é o período ideal para que proprietários e gestores de farmácias se preparem para obter o melhor aproveitamento comercial. Ou seja, esse é o melhor momento para comprar medicamentos com preços mais baixos.

Por ser um momento esperado pelos empreendedores, muitas estratégias vantajosas podem ser abordadas, aumentando assim a lucratividade e o estoque da loja. É preciso fazer uma análise do seu estoque para que as compras e vendas sejam assertivas, pois o reajuste é aplicado para o consumidor com os itens adquiridos no período.

Priorize a compra de produtos de alto giro, com maior frequência de venda, principalmente medicações de uso contínuo ou aqueles que podem comprar mais de um item. Especialistas garantem que os produtos com margem mais alta e aqueles que são mais consumidos durante o inverno são boas opções para um estoque sem excessos.

Agora você precisa ter um planejamento estratégico comercial, pensado para os descontos que serão concedidos, a divulgação dos produtos e as abordagens no balcão, isso para alcançar os melhores resultados.

Dica: Não impacte tanto o cliente já no primeiro mês, faça uma ampliação gradual do valor conforme a renovação do estoque.

É importante preparar toda a equipe para a pré-alta dos medicamentos. Alinhe as estratégias comerciais com todos os setores da empresa, uma vez que a abordagem dos clientes precisa de atenção e cuidados redobrados. A equipe de atendimento da sua drogaria precisa estar afinada para avisar aos clientes sobre a alta, porém sem incentivar que os clientes estoquem medicamentos.

A equipe Mais Brasil está preparada para auxiliar nossos associados a identificar quais medicações são mais consumidas e seus históricos de vendas. Além de verificar quais medicamentos e laboratórios oferecem melhores oportunidades de estocagem e demanda dos produtos. Entre em contato com um de nossos consultores!

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