Em um mercado cada vez mais competitivo, oferecer benefícios que incentivam os clientes a escolherem a sua farmácia em vez da concorrência é essencial. Nesse sentido, as lojas são obrigadas a desenvolverem estratégias cada vez mais eficientes e criativas para atrair e reter os consumidores.
E você sabia que nas farmácias, o fluxo constante de pessoas e as visitas recorrentes tendem a ser um gatilho para a fidelização do consumidor? De acordo com uma pesquisa sobre o comportamento do consumidor, 97,7% das pessoas nunca compraram medicamentos pela internet.
Ainda de acordo com o estudo, os sistemas de fidelização são extremamente eficientes nas farmácias, pois mais de 84% desses consumidores participam de algum programa de fidelidade. Por isso, a implementação do programa se torna uma ferramenta fundamental para garantir a sustentabilidade do negócio.
E o que é um programa de fidelidade?
Cada programa de fidelidade funciona de uma maneira distinta. Mas, basicamente o programa proporciona um amplo conjunto de vantagens aos clientes. Algumas lojas utilizam o sistema de pontos, já outras recompensam os consumidores com base no valor que gastam na farmácia.
Apesar da variação dos modelos existentes, os programas de fidelidade possuem um ponto em comum: eles funcionam por intermédio de inscrições. Após a pessoa aderir ao plano, a cada compra realizada no estabelecimento, os valores gastos são convertidos em vantagens aos consumidores.
Isso incentiva seus clientes a gastarem mais dinheiro na farmácia, já que estimula as compras adicionais ou de um produto complementar. Assim, a implementação do programa na farmácia melhora o relacionamento com os clientes, auxilia no fortalecimento da imagem da marca e contribui para o aumento do ticket médio.
É comum que o programa seja desenvolvido a partir das necessidades dos clientes, aliado a serviços oferecidos por parceiros e soluções dentro da própria farmácia. Dessa forma, ele se torna uma ótima tática para aumentar a satisfação do consumidor e fidelizá-lo, garantindo um relacionamento a longo prazo.
Como implementar o programa de fidelidade na farmácia?
1 – Defina o regulamento
No regulamento, defina se haverá pontuação diferente para cada categoria. A quantidade mínima de pontos, prazo para a pontuação expirar. Você pode definir como será a apresentação do programa, se haverá um cartão de fidelidade ou o cliente apenas informará o número do algum documento.
Um detalhe que se deve estar atento é que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a inclusão de medicamentos nos programas de fidelidade. Fora os medicamentos, tudo pode entrar no programa, produtos de higiene pessoal, perfumaria, dermocosméticos, maquiagem, alimentos, entre outros.
2 – Escolha o tipo de programa
Escolha o tipo de programa que melhor se adeque as necessidades de seus clientes e de sua farmácia. Existem vários tipos de programas de fidelidade, faça um estudo em cima da margem dos produtos de cada categoria. Você pode escolher desde sistemas simples de pontuação, até os programas mais complexos com recompensas.
3 – Qual será a recompensa
As recompensas precisam ser atrativas para os clientes e viáveis para a sua farmácia, para que o programa seja bem-sucedido. Escolha se a recompensa será por pontuação, determine quanto em dinheiro gasto que se transformará em ponto. Considere dar descontos nas próximas compras, brindes, amostras grátis e outros benefícios que irá agradar o cliente.
4 – Divulgue o programa
Certifique-se que seus clientes estão sabendo sobre o programa de fidelidade, explique como ele funciona. Crie materiais de divulgação, como flyers, cartazes dentro da farmácia, faça posts nas redes sociais. Faça um treinamento com sua equipe, pois um bom atendimento é um dos maiores diferenciais para a fidelidade dos clientes.
5 – Acompanhe os resultados
Acompanhe o crescimento das vendas, analise se o crescimento está ligado ao programa de fidelidade ou um crescimento natural. Monitore o desempenho das recompensas, observe se estão deixando seus clientes satisfeitos. Faça o reajuste conforme necessário para maximizar os resultados.
Conclusão
Por diversos motivos, os programas de fidelidade são fundamentais para aumentar o ticket médio e manter os clientes fiéis a sua farmácia. Ao comprar os produtos em melhores condições, as pessoas estão propensas a voltar a comprar com você.
Desta forma, os clientes passam a indicar a farmácia para os amigos, contribuindo para que a loja atraia cada vez mais clientes. Assim, você diferencia a sua farmácia da concorrência, trazendo uma imagem positiva ao negócio.
Como é possível perceber, implementar o programa de fidelidade é uma das melhores estratégias, para desenvolver o relacionamento com o cliente e aumentar o número de vendas. Na Rede Mais Brasil Drogarias, você conta com um time especialista em fidelização do cliente.
Quer saber mais? Seja um associado!