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Quais as vantagens de se trabalhar com funil de vendas e como aplicar no seu negócio?

O funil de vendas representa todo o processo de fechamento de um negócio, ou seja, é um modelo estratégico que representa a jornada do cliente. É o acompanhamento do primeiro contato com a sua drogaria até o momento que a venda é fechada, e algumas vezes, além dela.

A ferramenta auxiliar na construção de estratégias de marketing e vendas, atendendo aos potenciais clientes em seus diferentes estágios na decisão de compra, estreitando o relacionamento com a sua empresa.

Além disso, a estratégia irá contribuir para que a sua drogaria esteja pronta para oferecer o conteúdo certo, na hora certa, para o usuário certo. Já que o cliente na fase da descoberta de uma necessidade, busca por informações diferentes dos que estão na fase final.

Essa prática garante que a sua drogaria se apresente de maneira certa quando alguém toma conhecimento do que ela tem para vender, fazendo assim o trabalho de guia. O funil de vendas é segmentado e divido em três etapas.

Topo do funil – Conscientização e Descoberta

O topo do funil, é conhecido como a etapa da conscientização, pois até aqui a pessoa é indiferente à sua própria necessidade ou problema. Nessa etapa, você pode estar lidando com visitantes e pessoas que chegaram até a sua drogaria de alguma forma.

Esse é o momento de se colocar como especialista. Mostre para o cliente que ele pode estar enfrentando um problema e que esse problema tem uma solução. Forneça materiais que ajudem seu visitante a diagnosticar o problema e compreendê-lo por completo. O contato é de caráter educacional.

Meio do funil – Avaliação e Intenção

O meio do funil define a passagem da primeira etapa para a segunda. O problema já foi reconhecido e as soluções começam a ser buscadas. Coloque a sua drogaria como a mais adequada para solucionar a necessidade, a partir do que é vendido.

Seja sincero, deixando claro que seu objetivo é ajudá-lo e não vender a todo custo. Assim, você estabelece uma relação de confiança. A abordagem pode ser de vendas, o cliente precisa ser convencido dos benefícios que conquistará se fechar a compra.  É mais fácil ter sucesso na venda se ela for conduzida assim.

Fundo do funil – Compra e Fidelização

Neste momento, estamos lidando com o cliente que já conhece a sua marca, entendeu o problema que tem e sabe que sua drogaria está entre as possibilidades. Se você seguiu o processo corretamente, já é reconhecido por ele como referência de mercado.

Esse é o momento de dar aquele empurrãozinho, com foco no que sua empresa fará, valores e porque a opção é a mais indicada. Após isso, parte-se para a negociação e fechamento da venda.

Assim, o entendimento do funil de vendas é essencial para traçar estratégias voltadas para o alcance das metas. É preciso ter atenção em cada etapa, procurando por oportunidades de otimização das vendas, ouvindo bem seus clientes para gerar as melhorias necessárias e elevar o volume de vendas.

Confira algumas estratégias para criar o funil de vendas:

1 – Mapeie a jornada

Descobrir quais são as necessidades, comportamentos e níveis de contato e interação do seu cliente é essencial. Esse mapeamento precisa começar com uma pesquisa para definir a persona, ou seja, o cliente ideal.

Se sua farmácia já tem um número considerável de clientes, você pode fazer uma pesquisa com os melhores clientes, quais suas dúvidas, e as razões que o levou a comprar algo. Se está começando agora, a melhor forma é conversar com o máximo de clientes, para descobrir como chegaram até você.

2 – Defina marcos e pontos de contato

Os pontos de contato são definidos quando seu cliente aborda você. É importante alinhar o trabalho do time de marketing, dessa forma a informação será repassada de forma assertiva aos vendedores. 

Os marcos são definidos através de ações que podem ser consideradas um avanço no funil. Interações como acesso de uma página, contato por um canal, são representações de que o consumidor amadureceu e está um pouco mais educado a respeito do seu produto.

3 – Definindo as etapas do funil de vendas

VISITANTE – São todas as pessoas que por alguma razão chegou até você.

LEADS – Pessoas que se interessaram pelo serviço ou produto.

OPORTUNIDADES – Pessoas que têm avançado no funil e interagido com os pontos de contato.

CLIENTE – São pessoas que já geraram a venda.

4 – Integre Marketing e Vendas

É importante integrar os dois setores para que consigam potencializar ao máximo seus resultados. Quando estão alinhados, mais vendas conseguem ser realizadas, o que será muito bom para a sua drogaria.

O setor de vendas depende dos leads gerados, e essa informação vem do trabalho de marketing. As interações em pontos de contato serão transformadas em oportunidades vendas.

Quer entender mais sobre o funil de vendas e começar a usar em sua drogaria? Entre em contato com um de nossos consultores.

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