Mais Brasil

BLOG

Reunimos um conteúdo informativo e relevante para vocÊ

Nosso blog

Ruptura de estoque: como evitar em sua drogaria

Você já pensou no prejuízo para a farmácia quando o cliente deixa de comprar algum produto por não encontrar na prateleira? Pode parecer um caso pontual, mas quantas vezes clientes procuraram produtos, seja medicamentos, higiene, beleza em sua drogaria e tiveram como resposta: “Está em falta em nosso estoque”?

Por insatisfação em não encontrar o produto desejado, isso acaba gerando uma imagem negativa para o cliente. E assim, ele se vê obrigado a comprar na concorrência. Além disso, há a chance desse cliente simplesmente não voltar mais a sua drogaria, principalmente se não for a primeira vez que isso acontece.

Dentro do mercado de varejo farmacêutico é fundamental ter uma boa gestão da farmácia, evitando erros no controle de estoque. Falta de planejamento, má gestão de compras, demora no reabastecimento das gôndolas, entre outras questões são as principais causas de ruptura, e isso impacta diretamente na sua lucratividade.

Existe uma série de medidas para uma melhor gestão do estoque, evitando assim a ruptura. Um bom gestor, atento aos detalhes, consegue prever rupturas e realizar os ajustes necessários.

Confira algumas ações estratégicas para evitar que haja ruptura no estoque de sua drogaria:

Tenha o controle da entrada de mercadorias

Ao receber os produtos faça a conferência de item por item. Esteja atento à quantidade pedida e a recebida, para não haver diferença. Qualquer erro nos itens recebidos pode acarretar sérios prejuízos na gestão do estoque.

Neste momento também é fundamental checar a validade dos itens recebidos. Pois caso os produtos estejam com vencimento próximo, o distribuidor deve fazer a troca. Padronize os processos no controle de medicamentos e certifique que todas as etapas funcionam.

Mantenha a equipe treinada

Investir em treinamentos para a equipe é a garantia de que os processos serão executados da maneira adequada. Quando os funcionários são bem treinados, eles são capazes de identificar as possíveis falhas e resolver eventuais problemas de maneira rápida e segura.

Além disso, medicamentos são produtos delicados, e muito querem cuidados especiais de armazenamento. Com treinamento, o funcionário saberá identificar os itens que necessitam de local diferenciado, os de venda controlada etc.

Conheça o perfil dos consumidores

O nível do estoque precisa atender a demanda de vendas, por isso é necessário que o setor de compras esteja alinhado com o volume de itens comercializados. Portanto, estude o perfil dos clientes, quais os produtos têm maior aceitação, as marcas mais procuradas e quais itens podem ser substituídos.

Com uma boa gestão e comunicação entre os setores, a farmácia vai saber a quantidade correta para fazer o pedido junto aos fornecedores. Isso ajudará o gestor a compreender melhor o cenário de vendas, evitando excessos, faltas e prejuízos.

Utilize ferramentas na gestão do estoque

Existem formas e métodos para fazer o controle dos produtos na farmácia de maneira eficiente. Alguns softwares são bastante utilizados no setor de varejo farmacêutico, para gerenciar os itens em falta e efetuar a encomenda do produto.

A automatização das atividades melhora a comunicação entre todas as áreas da loja. As informações transitam entre o setor de compras, finanças e contabilidade de forma a contribuir com a produtividade. Isso torna o negócio mais competitivo e minimiza os problemas de ruptura.

Faça inventários frequentemente

Fazer o inventário regularmente garante a confiabilidade no controle de produtos. Essa atividade ajuda o gestor a conhecer e organizar a movimentação na entrada e saída de mercadorias, ajuda a identificar excesso e falta de mercadorias, mantendo os registros precisos e consistentes.  

Além disso, o inventário auxilia na identificação de mercadorias que estão próximas do vencimento, ajudando assim em ações promocionais de vendas. Outras vantagens: conseguir verificar inconsistência entre valores, saber se houve perda ou furto de produtos e verificar itens danificados.  

Independente da causa, para solucionar o problema, é preciso monitorar e desenvolver ações práticas para combater a ruptura no estoque de sua drogaria. Manter um controle de mercadorias eficiente aumenta o faturamento, a lucratividade e elimina a insatisfação do cliente que não encontra o produto desejado.

A Rede Mais Brasil conta com uma equipe treinada e especialista em gestão de drogarias, que através das ferramentas certas proporciona aos nossos associados soluções e inovações. Entre em contato com um de nossos consultores e seja um associado Mais Brasil Drogaria:

https://www.maisbrasildrogarias.com.br/

Categorias

compartilhe nas redes sociais