Mais Brasil

BLOG

Reunimos um conteúdo informativo e relevante para vocÊ

Nosso blog

5 motivos para uma farmácia não dar lucro

O empreendedorismo pode ser classificado como um ato de heroísmo, para quem decide se aventurar e enfrentar as incertezas do mercado em busca do sonho de ter o próprio negócio. Pois ele requer inúmeras competências e habilidades, além do controle da ansiedade em relação ao retorno financeiro e lucro do negócio.

Um dos maiores desafio do setor farmacêutico é se manter no mercado, alcançando lucratividade e mantendo o equilíbrio entre receita e despesa. Cada dia que passa, as pessoas consomem mais medicamentos e cosméticos, e mesmo assim é difícil o empresário do ramo farmacêutico lucrar, isso devido à grande concorrência.

Segundo a pesquisa Demografia das Empresas e Estatística de Empreendedorismo, uma a cada cinco empresas fecham as portas em aproximadamente um ano de atividade, e 70% encerram suas atividades em menos de dez anos. Quando se pensa em mais lucro, normalmente remete a vender mais. Porém, é preciso estar atento a outros fatores.

De acordo com estudo do Sebrae, 58% das empresas que faliram entre 2018 e 2021 não tinham experiência no setor do negócio e 17% dessas empresas não tinha nenhum planejamento. Deixar de levantar informações relevantes sobre o negócio e um planejamento deficiente são motivos para uma empresa não ter lucro.

É preciso manter o autocontrole, a paciência e entender que existem diferentes momentos no mundo dos negócios. Em determinados momentos o retorno será garantido com um caixa positivo e em outros, apesar de todos os esforços, os lucros ficam cada vez mais distantes de serem alcançados.

Mas, por que isso acontece? Quais são os motivos para que uma farmácia não tenha lucro? Alguns fatores precisam ser trabalhados, porque eles podem estar levando a sua farmácia a ter menos lucro ou prejuízo.

1 – Gestão do negócio

As falhas na administração da sua farmácia também pode ser um dos motivos para não estar dando lucro. Não controlar corretamente os gastos e as receitas, misturar as contas pessoais com as contas da farmácia ou o costume de pagar as contas com juros, são problemas de gestão financeira.

Institua registros por categorias de cada movimento no fluxo de caixa. Crie registro para tudo: contas a pagar, contas a receber, categorias de receitas e despesas e identifique os movimentos financeiros nas contas bancárias da farmácia.

2 – Precificação do produto definido sem uma técnica

É preciso estar atento ao mercado para saber o preço certo do medicamento. Isso mesmo! O preço de venda dos medicamentos deve ser feito da maneira correta e metodológica, para obter uma lucratividade inteligente.

Pesquise o preço nas outras farmácias da região de atuação, avalie tabelas de fornecedores e compreenda os custos do seu negócio. Tenha conhecimento dos itens que possuem mais margem para o estabelecimento e que podem ser ofertados, prepare uma abordagem que atraia o cliente para farmácia.

3 – Não ter controle de estoque

Independente do porte da empresa, qualquer farmácia precisa ter o controle de estoque. O excesso de determinados itens no estoque, acaba gerando estoque parado, vencimento e ocupação de prateleira e estoque. Outro grande vilão é a falta de produtos, quando um cliente não encontra um produto na sua farmácia, ele vai no concorrente.

Ter o conhecimento dos hábitos da sua clientela, mostra quais e quantos itens têm maior relevância para a sua loja. Avalie o seu histórico de venda e o volume de compras recorrentes, as sazonalidades e outras informações que podem auxiliar nessa tomada de decisão.

4 – Mix de produtos errado

O mix de produtos é a variedade de itens que a farmácia tem. A quantidade e a variedade desses itens também estão ligadas à sua lucratividade, pois não adiantar ter gôndolas e balcões cheios de produtos que não atendem o perfil do consumidor.

O perfil da farmácia pode dizer muito sobre como tratar a variedade de itens. Entenda o perfil de compras dos seus consumidores, a região em que está inserido e como estão os preços dos concorrentes nos produtos que você oferta. Quando a farmácia entende o público, suas necessidades e desejos, solucionando os problemas, ela realiza vendas.

5 – Planejamento dos negócios

Não se planejar é um dos maiores erros que uma empresa pode cometer. É importante um plano de negócios a curto, médio e longo prazo, pois afinal a farmácia pode perder o controle financeiro e perder muito dinheiro.

As palavras que devem ser internalizadas e transformadas em competências: organizar, disciplinar, criar e equilibrar. O estudo de Sobrevivência das Empresas no Brasil do Sebrae mostrou que as organizações bem-sucedidas se planejam cerca de três meses a mais que as que encerram os negócios.

E como é possível tratar os problemas?

O proprietário da farmácia precisa ter em mãos informações básicas como estoque, produtos e suas margens praticadas. Atuar melhorando a gestão significa fazer a farmácia lucrar mais sem precisar necessariamente vender mais.

A Rede Mais Brasil Drogarias conta com uma equipe treinada e especialista em gestão de drogarias, que através das ferramentas certas potencializam seus resultados e transformam em crescimento. Seja um associado!

Categorias

compartilhe nas redes sociais