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Trade Marketing: estratégia que impulsiona resultados no PDV

O comportamento dos consumidores evoluiu muitos nos últimos anos, eles estão muito mais informados e exigentes. Assim, acabam buscando por mais interatividade com os produtos, informações mais precisas, rapidez, segurança e o mais importante, um relacionamento mais próximo com suas marcas e empresas favoritas.

E com isso, o varejo farmacêutico vem se desenvolvendo; tempos atrás as farmácias e drogarias não se preocupavam tanto com a jornada de compra dos seus clientes. Porém, hoje em dia, tornou-se indispensável pequenas ações para entender o comportamento e preferências de compras do consumidor.

Não basta oferecer descontos, é preciso oferecer uma experiência encantadora. De acordo com uma pesquisa da SPC Brasil, quatro a cada dez brasileiros compram por impulso. Por isso, as ações desenvolvidas dentro da drogaria precisam além de aumentar as vendas, otimizar a experiência do cliente.

E tão importante quanto reter, é atrair o cliente!

O aspecto visual da sua drogaria faz com que os consumidores se sintam atraídos pelo estabelecimento. O mercado farmacêutico, diferentemente de outros setores, possui características únicas por vender medicamentos e produtos de saúde. E uma estratégia utilizada para aumentar a visibilidade dos produtos e, consequentemente, melhorar as vendas na drogaria é o Trade Marketing.

O trade marketing garante que as mercadorias estejam acessíveis, atrativas e bem-posicionadas para os consumidores. A estratégia é essencial para conectar as marcas da indústria farmacêutica ao consumidor final, por meio de ações bem planejadas no ponto de venda (PDV). Por isso, é importante estabelecer uma estratégia de trade para os produtos da drogaria.

Os benefícios do Trade Marketing:

– Melhorar a exposição e o posicionamento de produtos;

– Aumentar o sell-out (vendas ao consumidor final);

– Beneficia a experiência do consumidor

– Favorece relações mais solidas com os varejistas;

– Contribui para o alcance de resultados.  

Onde trabalhar o Trade Marketing dentro da drogaria?

Conhecido também como áreas positivas da loja, os pontos quentes são as partes das drogarias que mais chamam a atenção dos clientes. Os pontos quentes são aqueles considerados como destino pelos consumidores, com maior circulação de pessoas. O balcão de medicamentos, o caixa e a área ao entorno, são os lugares mais quentes.

As ilhas e pontas de gôndola destacam a exposição de produtos, por isso também são consideradas espaços quentes dentro da drogaria. É importante você saber que quando trabalhados de maneira correta, os pontos quentes fazem com que o fluxo de caixa seja facilitado e inteligente, aumentando o faturamento.

Algumas estratégias podem ser exploradas para que o layout da farmácia seja mais atraente, bonito e moderno. Nestes locais devem ser colocados os produtos que devem se destacar, como os que trazem maior lucratividade ou que sirvam para que o consumidor compre por impulso.

Como já dissemos, quando se aborda os pontos quentes da farmácia, diversos benefícios são sentidos. Entre eles está o aumento do ticket médio da loja e a fidelização de clientes, visto que as pessoas gostarão de frequentar a sua farmácia, com tudo organizado de forma que facilite a sua experiência de compra.

Quer aproveitar os pontos quentes de sua drogaria e trabalhar o Trade Marketing de forma eficaz na sua drogaria? Seja um associado Rede Mais Brasil Drogarias!

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