BLOG

Reunimos um conteúdo informativo e relevante para vocÊ

Nosso blog

Intoxicação medicamentosa: como o farmacêutico pode evitar

Você sabia que os medicamentos estão entre as principais causas de intoxicações? Segundo os Centros de Informação e Assistência Toxicológica, os medicamentos ocupam a primeira posição entre os agentes causadores de intoxicação no Brasil desde 1994. A intoxicação por medicamentos é um tema relevante, porém pouco discutido na sociedade.

Quase todo mundo tem um “remedinho” na bolsa, ou toma um comprimido sem indicação médica e ainda existem os tratamentos descentralizados com diferentes profissionais. Um dos fatores mais comuns para a intoxicação medicamentosa, é não levar essas informações aos profissionais, e isso pode causar possíveis conflitos entre os itens prescritos.  

Quanto maior o número de medicamentos usados simultaneamente, maior a necessidade de atenção às possíveis reações adversas. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a intoxicação por medicamentos é um grave problema de saúde pública mundial, causando morte e sequelas em inúmeras pessoas por todo o mundo.

A intoxicação por medicamentos é definida como uma resposta nociva ou indesejável que ocorre em doses usuais para a prevenção, diagnóstico ou tratamento de uma doença. No caso de pessoas idosas, os sintomas podem ser mais graves devido à menor reserva fisiológica do organismo.

Os sinais e sintomas da intoxicação por medicamentos podem variar de acordo com a quantidade e as substâncias ingeridas.  A OMS estima que metade dos pacientes utilizem os medicamentos de forma incorreta. Além disso, que mais da metade dos medicamentos sejam prescritos, dispensados e/ ou vendidos inadequadamente.

Assim, é importante conscientizar a população sobre a importância do uso racional dos medicamentos, prevenindo problemas relacionados ao seu uso. Com isso, o farmacêutico tem um papel importante na prevenção de intoxicação medicamentosa. Sua função será identificar e solucionar problemas pertinentes aos medicamentos.

Como o farmacêutico pode prevenir a intoxicação medicamentosa?

– Se informe sobre todos os medicamentos que o cliente está utilizando, incluindo os de uso contínuo e os de uso eventual;

– Solicite que o paciente leia e siga as orientações do rótulo e da bula do medicamento, além das orientações médicas;

– Recomende que o cliente cumpra, sem interromper ou prolongar o uso do medicamento sem a devida orientação médica;

– Aconselhe o paciente a evitar a automedicação;

– Oriente a armazenar os medicamentos em local seguro;

– É importante que seja orientado que o cliente não reutilize os frascos ou recipientes de medicamentos vazios para outros fins, bem como não usar outros recipientes para guardar medicamentos.   

O papel ativo do profissional farmacêutico se faz indispensável. Ele é o profissional habilitado no que se refere ao uso de medicamentos, na orientação quanto a toxidade e a luta contra a irracionalidade medicamentosa.

Esses profissionais podem garantir a qualidade e eficácia dos medicamentos no tratamento, além da segurança e efetividade dos medicamentos dispensados e administrados em prol da saúde das pessoas.

Quer ficar por dentro desse de outros assuntos importantes para o setor farmacêutico? Seja um associado Rede Mais Brasil Drogarias!

https://www.maisbrasildrogarias.com.br

Categorias

compartilhe nas redes sociais

Categorias

Artigos mais lidos