O medicamento genérico é um importante marco para as políticas públicas de saúde do país. Desde a sua regulamentação, em 1999, os medicamentos genéricos transformaram profundamente o setor farmacêutico nacional. Hoje ele faz parte da rotina da sociedade brasileira e tem ganhado cada vez mais a confiança da população.
O genérico é um mercado em plena expansão e que tem se tornado protagonista do mercado farmacêutico. De acordo com um estudo Highlights, em 2024, os genéricos movimentaram R$ 43,5 bilhões no canal farma, uma alta de 17,9% em valor e de 7,7% em volume, em relação a 2023.
Já no primeiro semestre de 2025, uma pesquisa feita pela Alanac, com base em indicadores da IQVIA e do Ministério da Saúde, registrou um avanço de 5% no volume de vendas em medicamentos genéricos em relação ao mesmo intervalo de 2024.
Isso mostra que o impacto vai além do benefício direto ao consumidor, estendendo-se ao varejo farmacêutico, porque dos 5,7 bilhões de medicamentos vendidos neste período de 2025, 35% correspondem a medicamentos genéricos. O percentual de vendas de genéricos vem apresentando um crescimento consiste desde 2020.
2020: 34,64%
2021: 35,30%
2022: 35,34%
2023: 37,17%
2024: 38,67%
Os medicamentos genéricos representam oportunidade de crescimento, fidelização do cliente e fortalecimento da drogaria em seu papel social. Uma de suas principais vantagens é o preço acessível, alcançando um desconto médio de 67% menos que os medicamentos de referência.
Desde os anos 2000, os genéricos geraram uma economia de mais de R$ 329 bilhões para os paciente e consumidores. Essa acessibilidade promove maior oportunidade a tratamentos essenciais para população, já que 90% das doenças conhecidas podem ser tratadas com medicamentos genéricos.
Ainda de acordo com o levantamento da Alanac, as farmacêuticas brasileiras são responsáveis por 94% da produção de medicamentos genéricos no país. E todos os dez medicamentos mais vendidos na categoria genéricos, tem fabricação nacional.
Outro fator importante é o alinhamento dos genéricos com políticas públicas de saúde. Iniciativas como o Programa Farmácia Popular, que disponibiliza medicamentos gratuitos ou com preço reduzidos, dependem da categoria nas prateleiras, já que 85% dos medicamentos distribuídos pelo programa são genéricos.
Os medicamentos genéricos cumprem esse papel de forma estratégica, oferecendo ao varejo uma combinação de benefícios econômicos, sociais e comerciais. Os genéricos são muito mais do que uma alternativa aos medicamentos genéricos, eles representam uma ferramenta fundamental ao crescimento sustentável do varejo.
Quer ter acesso as melhores farmacêuticas brasileiras em relação a produção de genérico e ter as melhores condições em suas compras? Seja um associado Rede Mais Brasil Drogarias.