O Whatsapp se tornou um dos principais canais de comunicação usado no mundo, com mais de 3 bilhões de usuários ativos mensalmente. No Brasil, o cenário é ainda mais expressivo: cerca de 147 milhões de brasileiros usam o aplicativo, o que coloca o país como o segundo maior mercado da plataforma no mundo, atrás apenas da Índia.
Praticamente 99% dos celulares brasileiros têm o Whatsapp instalado, o que o torna parte do cotidiano da população. A acessibilidade do aplicativo de mensagens traz mais praticidade para o dia a dia dos consumidores. O uso intenso reflete também na forma como os consumidores e empresas interagem.
De acordo com dados da Statista, 79% das pessoas afirmaram já ter tido alguma interação com empresas por meio do aplicativo. Por isso, as empresas de todos os segmentos buscam a implementação do aplicativo e suas funcionalidades para otimizar a comunicação e melhorar a experiência do cliente.
O Whatsapp deixou de ser apenas um canal informal de mensagens para virar uma ferramenta estratégica de comunicação e comércio. No ambiente dinâmico das farmácias, a plataforma surge como uma solução poderosa para melhorar a comunicação com os clientes.
Veja como inserir o Whatsapp nas estratégias da sua farmácia:
– Serviço de Atendimento ao Consumidor
Os clientes podem enviar dúvidas sobre medicamentos, horários de funcionamento, disponibilidade de produtos e serviços, como aplicação de vacina, sem filas de espera ou telefonemas.
Porém, é preciso treinar a equipe, ensinando as funcionalidades e a melhor maneira de operar o WhatsApp. Um treinamento convencional para conhecer as políticas da empresa, características dos produtos e serviços, preços, modo de falar, táticas de venda, entre outros.
– Comunicação de promoções
Com altas taxas de abertura e respostas quase que imediatas, o Whatsapp permite um atendimento mais ágil e satisfatório, reduzindo a fricção entre cliente e atendimento.
Organize a comunicação de suas promoções e prepare um calendário com as campanhas e segmentações. Envie as peças das campanhas, além de fotos de novos produtos, vídeos e texto com códigos promocionais.
– Catálogo Comercial
Esse tipo de catálogo funciona como uma vitrine virtual, o que facilita a comunicação e organização das informações de forma objetiva e atraente.
Criar catálogos comerciais é uma excelente técnica para mostrar os produtos de forma assertiva. A farmácia que adota esse canal se aproxima do cliente onde ele já está, facilitando a comunicação e fortalecendo a confiança na marca.
– Pós-vendas
Além de vendas, o WhatsApp permite que a sua farmácia estabeleça um contato mais próximo com os clientes. O aplicativo pode ser uma ferramenta valiosa para manter seus clientes informados e engajados.
Envie dicas de saúde, ofertas especiais e lembretes de medicamentos. Desta forma, você pode avaliar o grau de satisfação dos consumidores e identificar possíveis situações a serem corrigidas e aprimoradas.
Ao utilizar o Whatsapp como ferramenta de atendimento, a farmácia consegue estar presente no dia a dia do consumidor, oferecendo respostas rápidas, orientações práticas, facilidades na compra de produtos e no agendamento de serviços. Esse tipo de relacionamento conquista ainda mais clientes, fortalecendo a fidelidade.
Dessa forma, investir no Whatsapp não é apenas acompanhar uma tendência digital, mas sim adotar uma estratégia eficiente e alinhada ao comportamento do consumidor moderno, tornando o atendimento farmacêutico mais acessível, humanizado e competitivo em um mercado cada vez mais dinâmico.
A Rede Mais Brasil Drogarias conta com uma equipe treinada para potencializar seus resultados e transformá-los em crescimento. Entre em contato e saiba mais.
Seja um associado!