Mais Brasil

BLOG

Reunimos um conteúdo informativo e relevante para vocÊ

Nosso blog

Gestão de Compras para a drogaria: como e por que fazer?

É comum que alguns profissionais pensem que a implantação e gestão de compras seja uma necessidade exclusiva das grandes empresas. Porém, estão muito enganados! E ao contrário do que muitos pensam, o setor de compras é um dos mais importantes para qualquer organização.

Toda empresa, independente do segmento, do seu porte ou até mesmo da sua área de atuação precisa estabelecer um processo de gestão de compras. E o que é a gestão de compras?

A gestão de compras é responsável por abastecer a empresa com tudo que ela precisa. É toda a atividade que envolve a organização, planejamento e aquisição de recursos para o negócio. Por ser um dos pontos mais importantes e complexos do negócio, merece muita atenção.

Dentro de uma drogaria, a gestão de compras assume um papel estratégico, já que visa a redução de custos, qualidade e agilidade durante a aquisição dos produtos. Além de envolver a escolha de fornecedores, negociação de prazos e custos, garantindo que as atividades administrativas sejam executadas de forma eficaz, melhorando os resultados.

Quando existe uma boa gestão de compras é possível:

  • Otimizar os resultados da drogaria;
  • Manter o alinhamento com planejamento do setor financeiro;
  • Diminuir a necessidade de utilização do capital de giro;
  • Aumentar a produtividade;
  • Evitar compras em excesso.

O setor de compras influencia diretamente na venda. Pois ele é o responsável por abastecer o estoque de produtos que serão comercializados na drogaria. Quando a gestão de compras da drogaria é gerenciada de forma pouco positiva, acaba tendo uma quebra de serviço e a ruptura de estoque.

Esses fatores limitantes, prejudicam o crescimento da sua loja. Pois a ruptura de estoque sempre repercute de maneira negativa no volume de vendas. Assim, a drogaria passa a falhar com o cliente que começa a considerar as opções concorrentes.

Melhorar a gestão de compras da drogaria pode parecer difícil, mas existem estratégias que podem facilitar o processo de forma integrada, alcançando resultados positivos. Saiba mais sobre como fazer uma gestão adequada do departamento de compras:

Registre corretamente as entradas e saídas de mercadorias

Mantenha um rígido controle das entradas e saídas dos produtos do estoque, só assim é possível saber com precisão, aquilo que deve ser comprado. Desta forma, você consegue manter uma eficiente gestão de compras e estoque.

Escolha os melhores parceiros

É aconselhável montar um portfólio de fornecedores. Leve em consideração os requisitos de compras, a qualidade dos produtos fornecidos, a disponibilidade das mercadorias e a flexibilidade no processo de entrega. Uma relação de confiança entre empresa e fornecedor permite que as negociações aconteçam de maneira fluida.

Programe as compras

Adote um calendário de compras, seguindo a demanda identificada pelo histórico de venda. É possível ter mais de um tipo de calendário nas compras da farmácia, como o calendário por laboratório, calendário por grupo de produtos, também é importante que se tenha um calendário com base nas datas sazonais.

Realize checagens periódica do estoque

A checagem pode ser diária, semanal ou mensal e deve ser realizada preferencialmente antes da aquisição de novos produtos para a drogaria. Determine estoques mínimos, máximos e pontos de reposição. Desta forma, você pode dar atenção para categorias específicas, resolvendo os problemas mais facilmente.

Analise os resultados com regularidade

A gestão de compras requer constantes análise de resultados. É importante que o departamento esteja alinhado com o planejamento estratégico do negócio, além de interagir com a área de vendas, estoque, marketing, entre outras. Analise os dados através da geração relatórios analíticos, visando ajustes nos processos.

Como vimos, uma gestão de compras eficiente é fundamental para que o negócio continue rodando, uma vez que a gestão torna o processo mais inteligente, reduz custos e, consequentemente, aumenta o faturamento da drogaria, além de aumentar também a competitividade da drogaria.

Assim, para melhorar a gestão de compras da sua drogaria é importante seguir essas dicas e investir na informatização dos processos. Ao informatizá-los, fica mais fácil o controle, realizando os pedidos em tempo suficiente e de forma eficiente.

Quer aprender gerenciar suas compras? Otimizar os processos da sua drogaria? E dar mais competividade ao seu negócio?

Seja um associado Rede Mais Brasil Drogarias e conheça as ferramentas que ajudarão você a gerir o seu negócio de forma assertiva e eficiente! Acesso o Link:

Categorias

compartilhe nas redes sociais