Sem dúvida alguma, o setor de vendas é o que sustenta a maioria das farmácias, ou seja, é preciso vender para que a empresa se mantenha de pé. Assim, os empreendedores estão sempre buscando diferentes estratégias para aplicar em seu negócio e, uma que acaba passando despercebida, é a estratégia do marketing sazonal.
E o que é marketing sazonal?
Uma estratégia de comunicação que trabalha diversos fatores, desde estações, feriados e até mesmo algumas datas com apelo social. A palavra “sazonal” é um adjetivo que se refere a algo temporário. Sendo assim, a sazonalidade representa um evento ou acontecimento que costuma ocorrer em um momento específico.
Quando bem exploradas, ajudam a alavancar as vendas da sua farmácia nas datas como Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Black Friday, Natal e por aí vai. Definida como alta temporada de consumo de certos produtos, a tática é essencial para ajudar a gerar bons resultados ao longo dos doze meses do ano.
O principal objetivo por trás do marketing sazonal é conseguir equilibrar os resultados da sua farmácia durante todo o ano. Trabalhar a sazonalidade, permite antecipar determinadas demandas, criar campanhas com produtos de pouco giro no estoque, além de ações promocionais que irão movimentar as vendas em períodos de baixa demanda.
Além disso, o marketing sazonal traz visibilidade para a sua marca, já que os consumidores estão cada vez mais exigentes e buscando minuciosamente por marcas que atendam melhor às suas necessidades. Dessa maneira, é importante preparar campanhas e anúncios diferenciados para atrair mais clientes.
Agora que você entendeu o que é o marketing sazonal e a importância de aplicar essa estratégia em sua farmácia para alcançar resultados, que tal estruturar uma estratégia? A seguir, preparamos algumas dicas para que você consiga dar os primeiros passos nas ações do marketing sazonal da sua farmácia.
1 – Defina as datas
Quais são as datas que serão trabalhadas na estratégia de marketing sazonal da farmácia? Essa é uma pergunta muito importante, pois isso irá definir o seu segmento de atuação, o perfil dos clientes, além do desempenho de vendas de cada período.
É hora de planejar as ações para essas datas, e elas devem ser estratégicas, de preferência em períodos em que há uma adesão mais forte do seu público-alvo. Com antecedência, crie um planejamento detalhado de cada ação para obter o resultado esperado.
Faça um bom levantamento de ideia, crie promoções e condições especiais, juntamente com toda a divulgação da campanha. Assim, é possível se preparar para um possível aumento na demanda que as campanhas podem gerar.
2 – Levante os recursos necessários
Depois de definida as estratégias e as datas em que cada ação será colocada em prática, é hora de levantar os recursos para a execução. Mas, entenda exatamente quais serão os gastos com mídia paga, profissionais qualificados, e até espaços de divulgação offline, caso necessário.
Com um panorama completo, é hora de buscar pelos investimentos. Realoque recursos de outras campanhas, busque por parcerias para reduzir os custos, encontre fornecedores que topem um acordo de parcerias.
Esse é o momento para entender tudo que é necessário para executar o planejamento e fortalecer suas campanhas. Além disso, construir um bom relacionamento que seja de ganha-ganha para o seu negócio e seus parceiros.
3 – Monitore e faça ajustes
Como em qualquer ação de marketing, quando falamos em marketing sazonal também é necessário o monitoramento das ações. Sendo importante analisar constantemente o desempenho da estratégia, corrigindo e ajustando quando necessário.
Tenha como apoio as métricas e indicadores para conseguir acompanhar tudo que está acontecendo, a fim de que alguns equívocos não atrapalhem o andamento da ação. Encontrou possíveis pontos de melhoria? É hora de mudar a estratégia.
Se as mudanças proporcionam o sucesso da campanha, por que não fazê-las? Não tenha medo de realizar modificações no plano original. É importante ter flexibilidade para se adaptar a qualquer obstáculo.
4 – Invista no relacionamento com o cliente
Por fim, outro ponto fundamental, é investir na experiência do cliente. Foque em criar uma conexão e um relacionamento duradouro baseado em parceria. Análise quais são os canais de atendimento preferido dos clientes e elabore estratégias para cada um deles.
As ações envolvem o relacionamento com o cliente, contribuem bastante para a fidelização do público e, consequentemente, o aumento de compras recorrentes. O cliente pode recomprar na sua farmácia, experimentar novos serviços ou produtos.
Quando a farmácia oferece uma experiência impecável aos consumidores, menores são as chances de sentir a baixa nas vendas. Um bom relacionamento com o cliente é um investimento que com certeza trará retorno para o seu negócio.
Como podemos perceber, as vendas no varejo farmacêutico sofrem uma grande influência com a sazonalidade. Por isso é importante criar campanhas, ofertas e promoções com base nas datas comemorativas. Quer investir no marketing sazonal na sua farmácia?
A Rede Mais Brasil possui um setor de marketing preparado para atender a sua demanda.
Entre em contato e seja um associado: https://www.maisbrasildrogarias.com.br/