A fidelização do cliente ou a falta dela é sempre uma preocupação para os donos de farmácias e drogarias. Com o alto número de pontos de vendas (PDVs), o cliente tem sempre muitas opções ao alcance das mãos e por isso, ele precisa de um bom motivo para se fidelizar a um único local.
A fidelidade do cliente não é conquistada facilmente. Existem diversos fatores que levam o consumidor a preferir um determinado local, isso inclui bom atendimento, facilidade de compra (delivery e whatsapp), suporte, dentre outros. E ao invés de focar no que o seu concorrente está fazendo, é melhor pensar no que a sua drogaria pode oferecer.
Pensando nisso, as drogarias têm inovado e criado alguns programas de fidelização. O Programa de Fidelidade da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), permite que a drogaria ofereça o produto certo, com o preço certo e para o cliente certo.
O programa atua em diversas frentes, integrando inteligência de mercado, consultoria personalizada, treinamentos, indicadores de performance (KPIs) e ferramentas tecnológicas. Em julho de 2025, o programa atingiu a marca de R$ 1 bilhão em vendas brutas, movimentando 9,7 milhões em transações e impactando 5,3 milhões de consumidores.
O Programa de Fidelidade auxilia o lojista na precificação de produtos da drogaria de forma estratégia e oferece descontos exclusivos e competitivos para os clientes. Dados mostram que o ticket médio das drogarias fora do programa gira em torno de R$ 44,21, enquanto dentro do Programa de Fidelidade salta para R$ 71,66, um crescimento de mais de 60%.
Objetivos do Programa de Fidelidade:
– Melhorar a gestão operacional das drogarias associadas;
– Aumentar a lucratividade e a competitividade das lojas no mercado;
– Promover uma padronização estratégica, sem perder a identidade individual de cada farmácia;
– Oferecer suporte contínuo e capacitação profissional para equipes gestoras;
– Utilizar dados e indicadores como base para a tomada de decisão assertivas.
O programa é estruturado em etapas que incluem diagnóstico detalhado, planejamento estratégico, execução de ações práticas e acompanhamento contínuo. As drogarias que incluem o programa fidelidade recebem acompanhamento técnico especializado, tem acesso a relatórios de performance, suporte para implementação de melhorias, entre outros.
Além disso, o Programa de Fidelidade oferece autonomia ao lojista e ao mesmo tempo proporciona uma experiência de compra fluida ao cliente. O diferencial do programa é a sua capacidade de se adaptar à realidade local de cada drogaria, personalizando ofertas, criando campanhas específicas, segmentando clientes e entendo os padrões de consumo.
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