Mais Brasil

BLOG

Reunimos um conteúdo informativo e relevante para vocÊ

Nosso blog

Setembro Amarelo: a importância da saúde mental

Todo ano, no Brasil e no mundo, as pessoas se engajam por um bem maior na campanha Setembro Amarelo. Mas, afinal, você sabe do que estamos falando quando destacamos o Setembro Amarelo? E por que essa campanha é tão importante, independente de quem sejamos?

A iniciativa tem o intuito de informar, orientar, conscientizar e promover ações a respeito dos temas: saúde mental e suicídio. As doenças mentais estão entre as principais causas de adoecimento no mundo. Nunca falamos tanto de saúde mental, como nos últimos tempos. O assunto sempre esteve presente em nosso cotidiano, mas muitas vezes negligenciado.

As questões ligadas a saúde mental podem atingir pessoas de diferentes origens, idades, classes sociais, gêneros, entre outras características. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma a cada oito pessoas vivem com alguma doença ou transtorno mental no mundo. A ansiedade e depressão chegam a representar 60% dos casos.

De acordo com o Centro de Valorização da Vida (CVV), a maioria das pessoas que tentam ou tiram a própria vida possuem um transtorno mental. São registrados mais de 700 mil suicídios em todo mundo. No Brasil, a estimativa é de 14 mil casos por ano, uma média de trinta e oito pessoas que cometem suicídio por dia.

As pessoas que sofrem com pensamentos suicidas, ou que conhece alguém que tenha esse tipo de dor, devem procurar ajuda. Você pode reconhecer alguns pontos importante para observar em si, ou mesmo, naqueles que estão ao seu redor. Você não precisa ser um profissional de saúde para apoiar alguém que está em risco.

Pequenas mudanças podem indicar sinais de alerta e um pedido de ajuda:

  • Ideias, intenções e ameaças contra a vida;
  • Isolamento social;
  • Falta de esperança e tristeza profunda;
  • Mudanças drásticas de comportamento e humor;
  • Dormir demais, como fuga da realidade;
  • Baixa-estima;
  • Falta de apetite;
  • Agressividade;
  • Sentimento de vazio;
  • Discurso de despedidas, entre outros.

Algumas atitudes podem fazer a diferença, e seu apoio pode salvar uma vida. Observar as pessoas que estão a nossa volta, promover acolhimento e uma escuta atenta e qualificada, estendendo a mão e levando a sério cada pequeno sinal faz toda a diferença. Tenha uma abordagem calma e sem julgamentos, para que a pessoa que esteja em momentos difíceis ou em crise, entenda que a vida vai ser sempre a melhor escolha.

Uma orientação ou uma palavra amiga pode contribuir de maneira significativa. É preciso que a pessoa entenda que os momentos ruins passam, que nenhuma situação é permanente ou dura para sempre. Incentive a pessoa buscar ajuda profissional de serviços de saúde, saúde mental ou de emergência. E onde buscar ajuda?

Serviços de Saúde

Centro de Atenção Psicossocial – CAPS e Unidade Básica de Saúde – UBS

Emergência

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU e Unidade de Pronto Atendimento – UPA

CVV

No Centro de Valorização a Vida é possível buscar ajuda e contar com assistência adequada de forma gratuita e anônima 24 horas por dia, por meio do número 188 do CVV, com apoio emocional e prevenção do suicídio. Ou acesse: www.cvv.org.br para chat, e-mail e outras informações. 

Em uma situação de risco, não deixe o atendimento para depois. A sua vida importa, encontre ajuda!

Categorias

compartilhe nas redes sociais