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Como atender o cliente da farmácia com excelência

De um lado da rua, uma farmácia com medicamentos mais baratos onde os atendentes sequer levantam os olhos do balcão para atender o cliente. Do outro lado, medicamentos e produtos um pouco mais caros vendidos por atendentes atenciosos e simpáticos. Onde você acha que o cliente irá preferir entrar?

Segundo uma pesquisa aplicada pelo Reclame AQUI voltada para o Dia do Consumidor, 51,2% das pessoas afirmaram que não se importariam em pagar mais caro por algum produto se tivessem uma melhor experiência de compra. As empresas vêm enfrentando um grande desafio: oferecer experiências inesquecíveis ao seu público.

Uma boa experiência de compra, o retorno do cliente e a taxa de aprovação da farmácia depende de fatores decisivos. E como podemos ver, o bom atendimento está entre os mais importantes. Hoje, os consumidores já possuem um alto poder de influência no consumo e possuem propriedade para opinar na qualidade e valorizar os benefícios.

De acordo com uma pesquisa do American Express, 93% dos consumidores comentam pelo menos uma vez sobre experiências positivas no atendimento, e 46% falam em média para até 8 pessoas sobre um bom atendimento. Dessa forma, o atendimento precisa garantir o pleno sucesso do cliente, do início ao fim da jornada de compra.

E apesar dos clientes das farmácias serem comuns a qualquer varejo do setor, seus anseios são diferentes. Os consumidores não querem somente comprar, querem interagir e criar vínculos com a sua marca. E você sabia que um bom atendimento não se restringe apenas a ser educado e gentil?

Conhecer o perfil dos clientes que compram com você é fundamental para manter a competitividade no mercado atual, além de ser a melhor forma de aproximá-los da farmácia. As lojas eficientes em prever as necessidades dos clientes e, que oferecem um atendimento personalizado têm potencial para fidelizá-los.

No varejo farmacêutico, muitas lojas são reconhecidas pelo seu atendimento e isso se torna a marca registrada da farmácia. E você pode pensar marca como aquilo que fica na memória do cliente. Então, uma boa marca de farmácia é aquela em que o cliente sabe o que irá encontrar lá e como se sentirá quando se dirigir até o local.

Ter foco no cliente exige planejamento, pesquisa e empenho. Separamos 3 estratégias que te ajudaram a alcançar a excelência no atendimento. Confira!

Estabeleça um relacionamento com o cliente

Deixe de lado os scripts e roteiros pré-programados e desenvolva um diálogo com o cliente. Entenda o perfil do consumidor, suas preferências e as possíveis dúvidas. Questione suas necessidades e solicitações.

Mostre ao cliente de que forma aquilo que você vende vai contribuir para solucionar o problema que ele tem. Com o domínio dessas informações e a certeza de que as dúvidas serão resolvidas, o cliente sairá satisfeito da farmácia.

Treinamento dos colaboradores

A proposta de treinamento é melhorar o relacionamento da equipe entre si e com os clientes. Os treinamentos podem abranger boas maneiras, educação, abordagem correta, métodos para se tornar mais prestativo, além de conteúdos sobre os produtos que são comercializados na farmácia.

Essas capacitações podem ser feitas de forma interna, mas é interessante convidados especiais, palestras e participação em eventos que trará conhecimento e novas experiências.

Invista em planejamento

Se a sua farmácia deseja ter excelência no atendimento, a palavra de ordem é planejamento. Aprofunde-se ao máximo em detalhes do seu negócio, não deixe passar nada, isso dará mais consistência em suas ações.

Trace um perfil de seus clientes, bem como os anseios e desejos. Invista em marketing de conteúdo, organização e canais de compra, para influenciar significativamente as decisões de compra dos consumidores.

A excelência no atendimento é uma consequência do investimento de esforços no gerenciamento de boas equipes. Dessa forma, as estratégias desenvolvidas tendem a ficar mais assertivas e eficientes, o que garante melhores resultados sobre os investimentos feitos na farmácia.

Quando você oferece um bom atendimento ao cliente, você agrega valor ao seu produto ou serviço e, consequentemente, aumenta os lucros do seu negócio.

Se o atendimento em sua farmácia é insuficiente, passou da hora de mudar a abordagem e melhorar essa área tão importante. Quer saber mais e conhecer as ferramentas que a Rede Mais Brasil possui para ajudar na gestão de drogaria? Seja um Associado!

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