BLOG

Reunimos um conteúdo informativo e relevante para vocÊ

Nosso blog

Testes rápidos: serviço como diferencial competitivo na farmácia

A RDC 44/09 que dispõe sobre Boas Práticas Farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento dos estabelecimentos vem passando por algumas revisões, e as farmácias têm acompanhado essas iniciativas. Em 2023, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) promoveu uma consulta dirigida para levantamento de dados sobre a prestação de serviços e assistência à saúde em farmácias.

Assim, o segmento tem demandado outros serviços que podem ser oferecidos nas farmácias e drogarias. Um serviço que tem conquistado seu espaço como uma solução confiáveis e acessível para diagnósticos imediatos, são os testes rápidos.

Teste rápidos em farmácias podem, de fato, representar um diferencial competitivo significativo. Eles oferecem uma série de benefícios tanto para os clientes quanto para a própria farmácia. Veja agora algumas razões pelas quais os testes rápidos podem ser considerados um serviço diferencial:

Conveniência para os clientes

Testes rápidos proporcionam conveniência aos clientes, permitindo que realizem exames essenciais sem a necessidade de agendamento prévio ou de uma visita a um laboratório. Isso é particularmente importante para pessoas que têm um estilo de vida agitado e desejam resultados rápidos.

Atendimento Imediato

A capacidade de realizar testes no local oferece atendimento imediato, o que pode ser crucial em emergências ou para quem busca respostas rápidas.

Prevenção e monitoramento de doenças

Testes rápidos podem ser usados para rastrear e monitorar certas condições de saúde. Possibilitando a detecção precoce de doenças. Essa abordagem preventiva pode contribuir para a promoção da saúde e prevenções de complicações.

Diversificação de serviços

A introdução de testes rápidos permite que a farmácia diversifique seus serviços, indo além de simples dispensação de medicamentos. Isso pode atrair novos clientes e fortalecer a fidelidade dos já existentes.

Educação do cliente

Ao oferecer testes rápidos, as farmácias têm a oportunidade de educar os clientes sobre sua saúde e fornecer orientações personalizadas com base nos resultados. Além de construir uma imagem de marca associada ao cuidado e à promoção da saúde, o que aumenta a confiança do público.

Parceria com profissionais de saúde

Em um mercado em constante evolução, a capacidade de adapta-se e oferecer serviços inovadores pode manter a farmácia competitiva. Oferecer esse tipo de serviço pode abrir oportunidades para parcerias com profissionais de saúde locais, criando uma rede colaborativa que beneficia ambas as partes.

Porém, é importante considerar regulamentações locais, pois a farmácia tem que ser um ambiente adequado para a realização desses testes. Tornando-se efetivamente um estabelecimento sanitário com treinamento adequado para a equipe, garantindo a qualidade nos testes, além de uma comunicação eficaz com os clientes para garantir que os testes sejam administrados corretamente.

Além disso, se a farmácia vai oferecer o serviço, ela precisa definir como vai comunicar isso aos seus clientes. Afinal, quem não é visto, não é lembrado. A Rede Mais Brasil Drogarias possui um setor de marketing preparado para atender a sua demanda de comunicação. Entre em contato e seja um associado:

Categorias

compartilhe nas redes sociais

Artigos mais lidos